24Janeiro2018

[Resenha] O Reciclador – Uma História de Wild Cards Wild Cards – George R. R. Martin & David D. Levine

Sinopse – Tiago Gonçalves é um catador de lixo da Baixada Fluminense que, ao acordar doente e cheio de marcas pelo corpo, descobre ter sido infectado pelo vírus carta selvagem – que o tornou também dono de um incrível poder. O Reciclador é um spin-off de Wild Cards que apresenta ao leitor o primeiro personagem brasileiro no universo da série. David D. Levine, sob a tutela de George R.R. Martin (autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à série Game of Thrones), realizou um intenso trabalho de pesquisa sobre o Brasil e traça uma narrativa que, ainda que repleta de fantasia, se mostra cruamente real no que diz respeito a nossas condições sociais. Em um box especial para o mercado brasileiro, o livro (que conta ainda com entrevista com o autor e um artigo do ilustrador Marc Simontetti) vem acompanhado de oito cards colecionáveis com alguns dos principais personagens da série e um pôster com ilustração criada especialmente para a edição.

“O reciclador” é um conto curtinho (tem apenas 64 páginas) sobre um personagem brasileiro no universo Wild Cards. Narrado em terceira pessoa, a história se passa no Rio de Janeiro, onde Tiago Gonçalves, um jovem de 15 anos de idade que é catador de lixo, sente-se febril e logo em seguida descobre ter sido infectado pelo vírus carta selvagem.

Tiago é jovem e está sozinho no mundo e em uma situação difícil, mas se recusa a ser mais uma estatística da criminalidade. Ele trabalha como catador de lixo, um trabalho árduo e pouco recompensador, mas honesto. Após a manifestação do vírus, ele precisa dar um jeito de chegar ao Bairro dos Curingas, que fica no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.  Chegando lá, Tiago percebe que não será fácil e irá bater de frente com o chefe do comando Curinga: Fernandinho Oliveira dos Santos.

Apesar de parecer que o autor usou um estereótipo, na verdade é exatamente o oposto. Ele retratou um personagem que teve toda a ambientação e criação para se tornar um criminoso, mas que mesmo sozinho aos 15 anos, acredita que o trabalho honesto é a melhor saída.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Leya realizou um ótimo trabalho. A capa combina com o conteúdo e internamente há alguns desenhos que enriquecem ainda mais a história.

“Tremendo e mal conseguindo ficar de pé, Tiago rastejou para fora da cama… Nem conseguiu se despedir. Só olhou para os outros dois garotos enquanto se arrastava porta afora.” (p. 21)

O kit desse livro é lindo: são 8 cards, 1 pôster e uma caixinha com a capa do livro.

ISBN-13: 9788544105894
ISBN-10: 8544105890
Ano: 2017
Páginas: 64
Idioma: português 
Editora: Leya
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5

Confiram as resenhas dos livros anteriores: 
Wild Cards do 01 ao 04
Wild Cards 05
Wild Cards 06
Wild Cards 07
Wild Cards 08

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ana Carolina Venceslau dos Santos Janeiro 27, 2018

    Incrível não sabia que o George RR Martin lançadoum livro que se passava na Baixada Fluminense impressionante Eu já ouvi falar nessa série Wild cards mas nunca li só li mesmo a Série Game of Thrones