22Janeiro2018

[Resenha] La Belle Sauvage – O Livro das Sombras # 1 – Philip Pullman

Sinopse – Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó. La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.

O livro é composto por 25 capítulos e narrado em terceira pessoa. Inicialmente conhecemos o convento de Godstow, que fica a 5 km rio Tâmisa acima, a partir do centro de Oxford, onde vivem as Irmãs da Ordem de Sta Rosamund. Do outro lado do rio, em frente ao convento, fica a estalagem A Truta, onde Malcolm Polstead, filho dos donos, trabalha como garçom aos 11 anos de idade junto com o seu daemon, o Asta.

Malcolm  é um garoto curioso, inteligente e com grande senso de aventura. É com sua canoa, a La Belle Sauvage, que ele faz explorações pelos locais próximos e tem suas jornadas. É um jovem que gosta de ajudar o próximo e sempre visita o convento para auxiliar as irmãs, seja levando algum recado, auxiliando em algum preparo na cozinha ou em algum reparo no convento. Em uma de suas visitas, ele descobre que as Irmãs estão cuidando de uma bebê chamada Lyra, mas que não querem que as pessoas fiquem sabendo disso. Imediatamente Malcolm sente-se protetor em relação à garotinha e torna-se um protetor.

“De qualquer forma, ele nunca sonharia, depois daqueles breves minutos, fazer qualquer coisa que perturbasse aquela criancinha. Seria seu servo para toda vida.” (p. 46)

Conforme os dias passam, Malcolm percebe um aumento de clientes na Truta, curiosos e fazendo perguntas sobre um bebê. Acontece que Lyra, mesmo sendo um pequeno bebê indefeso está envolvida em uma profecia que pode mudar completamente o mundo que todos conhecem.

Em paralelo, temos várias subtramas que vão se conectando. A dra Hannah Relf, uma cientista que trabalha em Oxford e que pesquisa utilizando o aletiômetro, um poderoso aparelho capaz de causar muitos estragos se cair nas mãos erradas. Hannah é uma personagem forte, decidida e que tem uma missão pessoal a cumprir, mas que também começa a questionar os motivos de seus aliados.

O livro é repleto de fantasia e aventura, mas também aborda inúmeras teorias científicas e tem uma linguagem rica e rebuscada. Conforme a trama vai avançando, o leitor vai conhecendo vários grupos que estão atrás de Lyra, como a Liga de Santo Alexander, o TCD, o Tribunal Consistorial de Disciplina e inclusive um homem que tem um comportamento estranho e cruel com seu próprio daemon: Gerard Boneville.

Malcolm, sem saber, vai ser o protagonista de uma missão imprescindível: manter Lyra a salvo, custe o que custar. Ele irá contar com a ajuda de Alice, uma jovem de 15 anos que trabalha na Truta e apesar dos dois não se darem muito bem, eles precisarão deixar de lado seus problemas apenas para sobreviver.

A Suma realizou um trabalho impecável na revisão, diagramação e layout. A capa é linda e contêm vários elementos da história, o que complementa perfeitamente o conteúdo.

“Malcolm nunca tinha visto um bebê de perto e ficou surpreso com como ela parecia real. Ele sabia que era uma coisa boba de dizer, então ficou calado, mas a impressão dele era esta mesmo: não esperava que alguém tão pequeno pudesse ser tão perfeitamente formado. Era tão bem-feitinha quanto a bolota de madeira. O daemon dela, filhote de algum passarinho pequeno como uma andorinha, estava dormindo com ela, mas assim que Asta desceu, também em forma de andorinha, e pousou na beira do berço, o filhote acordou e abriu bem o bico amarelo querendo comida. Malcolm riu e acordou o bebê. Mas, ao ver o rosto risonho dele, ela começou a rir também.” (p. 45)

ISBN-13: 9788556510525
ISBN-10: 8556510523
Ano: 2017
Páginas: 434
Idioma: português 
Editora: Suma
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ana Carolina Venceslau dos Santos Janeiro 27, 2018

    Fiquei muito surpresa Quando soube que esse autor ia lançar mais livros no universo de A Bússola de Ouro achei interessante a sinopse desse livro mais um pouco Clichê acho que eu só vou realmente ler esse livro porque eu admiro muito o Philip Pullman