09dezembro2017

[Resenha] O que Te Faz Mais Forte – Jeff Bauman

Sinopse – Em 16 de abril de 2013, Jeff Bauman acordou no Centro Médico de Boston, atordoado após uma série de cirurgias de emergência e sem as duas pernas. Apenas trinta horas antes, Jeff estava na linha de chegada da Maratona de Boston, para incentivar sua namorada, Erin, quando a primeira bomba explodiu junto a seus pés. Ao acordar, em vez de parar e pensar em como sua vida se alterara completamente, ele tentou arrancar o tubo de oxigênio para falar, mas não conseguiu. Então, escreveu sete palavras: “Vi o cara. Olhou bem pra mim”, dando início a uma das maiores caçadas humanas da história dos Estados Unidos e começando sua própria jornada de recuperação. Em O que te faz mais forte, Jeff Bauman descreve o caos e o terror do atentado em si e a investigação do FBI que se seguiu, na qual atuou como testemunha-chave.

“O que te faz mais forte” fechou o ano de 2017 sendo uma das leituras mais envolventes. A história de Jeff Bauman contada por ele mesmo é simplesmente inacreditável, humana e emocionante. Jeff foi um dos sobreviventes ao atentado de 2013 durante a maratona de Boston. Conforme a sinopse explica, ele estava aguardando sua namorada na linha de chegada, assim como inúmeros familiares e amigos que estavam torcendo por seus entes queridos. Até que tudo explode. E ele acorda em um hospital. Sem ambas as pernas.

Muitos provavelmente ficariam imediatamente devastados e afundariam em uma depressão profunda ou algo ainda pior. Mas Jeff ao acordar deixou claro que viu o criminoso e tornou um de seus objetivos ajudar a prendê-lo. O livro é profundamente íntimo, conta os maiores medos de Jeff, a dificuldade de aceitar sua situação, o medo de um novo ataque terrorista, as dores intermináveis e toda a sua trajetória.

“E eu não queria que ninguém me visse. Se as pessoas não me vissem, poderiam pensar o que quisessem de mim: que eu era um herói, ou qualquer coisa. Contudo, eu não era um herói. Era apenas um cara sem pernas numa cadeira de rodas. Por que alguém queria ver isso?” (p. 132)

O que torna a leitura tão especial é que Jeff não tentou embelezar seus sentimentos. Quando ele se sentia com medo ou com dor ou simplesmente decepcionado, o leitor reconhece isso no texto, em suas explicações e exemplos. É impossível imaginar um homem saudável de 27 anos ir assistir a um evento, ficar inconsciente e acordar sem as pernas e levar tudo numa boa. Existirão altos e baixos, momentos pequenos de felicidades e tristezas que darão a impressão de que engolirão o mundo ao seu redor. E é essa completa honestidade que vemos em “O que te faz mais forte”.

“Eu tinha imaginado esse momento mais ou menos como no filme Elysium, quando Matt Damon tem todas aquelas partes de metal e é meio biônico. Mas não me senti um Matt Damon. Eu me senti um manco.” (p. 164)

ISBN-13: 9788582864227
ISBN-10: 8582864221
Ano: 2017
Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Vestígio
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *