01dezembro2017

[Resenha] Além da Magia – Tahereh Mafi

Sinopse – Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro. No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.

“Além da Magia” é um livro maravilhoso com uma trama linda e delicada que fará o leitor se apaixonar. A trama se passa num lugar chamado Ferenwood, um lugar envolto em magia e cores. Inicialmente as descrições causam certa estranheza, mas quando conhecemos a protagonista, faz todo sentido o reforço da ideia das cores e da magia. Alice é uma jovem que nasceu com cabelos e pele brancos como leite e cresceu sentindo-se deslocada e acreditando que não se encaixava em Ferenwood.

Conforme vai crescendo, Alice vai percebendo que recebe alguns olhares e que até mesmo jovens da sua idade, como Oliver (seu antagonista), vão provocá-la por ser diferente.

“Seus cabelos e pele eram brancos como leite; o coração e a alma leves como seda. Os olhos haviam praticamente sido poupado de cores, traziam apenas o mais discreto toque de mel. Era o tipo de criança que seu mundo seria incapaz de apreciar.”

Acontece que a protagonista passa por algumas provas. Em Ferenwood, quando os jovens atingem determinada idade são testadas para demonstrar suas habilidades. Além disso, o Pai de Alice desaparece e ela mergulha em uma aventura como nunca antes vista.

“A Cerimônia da Entrega, que acontecia todos os anos, chegaria em poucos dias, e Alice, decidida a vencer, sabia que essa era sua chance de embarcar em uma experiência nova.”

A autora trabalhou muito bem não só a construção dos cenários, que são magníficos, como também a caracterização dos personagens e as lições que eles passam para os leitores. Os temas discutidos no livro são universais, como a aceitação, a superação, a amizade, a família e o amor.

“Você pode pintar o mundo com a cor que está dentro de você.”

O enredo é delicado e construído de forma que o leitor se sinta dentro do livro durante a leitura. O uso de metáforas deixa a história ainda mais espetacular.

“Por que você precisa parecer com o restante de nós? Por que tem que mudar? Nós que mudemos o nosso jeito de ver. Não mude o seu jeito de ser.”

ISBN-13: 9788550301518
ISBN-10: 8550301515
Ano: 2017
Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Universo dos Livros
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

 

Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • RUDYNALVA CORREIA SOARES dezembro 8, 2017

    Thaís!
    Sou super fã da autora e ver que ela diversificou e trouxe um enredo totalmente diferenciado de seus livros anteriores e uma protagonista que passa por provações para se firmar, deve ser delirante e claro que quero ler…
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!