02dezembro2017

[Resenha] A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa – Nicola Chalton & Meredith MacArdle

Sinopse – “A História do Século 20 para Quem Tem Pressa” é um guia acessível para 100 anos de história moderna. Enormes avanços na ciência e na tecnologia — estimulados por exigências do comércio internacional e conflitos armados sem precedentes — resultaram no surgimento de aviões, automóveis e antibióticos que salvam vidas. Desde a queda do Império Britânico até a era nuclear, desde os avanços pioneiros nos direitos civis até a internet, o ritmo e o alcance do progresso e das mudanças foram extraordinários. Nicola Chalton e Meredith MacArdle relatam os impressionantes eventos de um século diferente de todos, identificando as figuras-chave e os momentos decisivos desse notável período da história. Em ordem cronológica, informações básicas sobre duas guerras mundiais, a criação das vacinas, a conquista da Lua, o fenômeno da globalização, a revolução digital, o perigo do aquecimento global… e muito mais em linguagem de fácil entendimento e com mapas ilustrativos para o leitor que deseja conhecer melhor o mundo em que vivemos.

Para aqueles leitores que apreciam história, mas que sempre acabam esquecendo de algum detalhe importante, o livro “A história do século 20 para quem tem pressa” é a indicação perfeita. Sendo um livro curtinho (possui apenas 200 páginas), e composto por introdução + nove capítulos, o conteúdo é bem sucinto e resumido, mas aborda em sua totalidade tudo o que se passou no mundo durante o século 20.

Inicia-se falando da Europa, da disputa da África, os burburinhos na Rússia e até mesmo sobre a Revolução nas Artes e nas Ciências, tudo isso e muito mais apenas no primeiro capítulo e finaliza falando dos anos 2000, da sociedade, da internet e as mudanças que ela trouxe, da globalização e do comércio e sobre a luta pelos direitos igualitários.

Em poucos parágrafos é explicado o ponto central do evento, o que o desencadeou, quem participava e de que lado, o que resultou do conflito e o seu desfecho. Tudo isso em uma linguagem simples, direta e muito fácil de se compreender.

O livro também conta com vários mapas que auxiliam na visualização dos eventos, totalizando treze mapas e no final ainda temos uma lista de bibliografias consultadas para aqueles interessados em se aprofundar em um determinado assunto. “A história do século 20 para quem tem pressa” é um livro pequeno, fácil de carregar para qualquer lugar e que serve como um guia básico da história do período. 

A diagramação é simples, mas muito bem feita. A Editora Valentina foi cuidadosa e o livro está impecável. A capa é bem interessante, pois contêm vários elementos que figuram a história do século 20, sejam invenção, personalidades famosas, políticos, cientistas e muito mais.

ISBN-13: 9788558890526
ISBN-10: 8558890528
Ano: 2017
Páginas: 200
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • RUDYNALVA CORREIA SOARES dezembro 8, 2017

    Carol!
    Tão bom ver uma obra que traz a história do Brasil de maneira descomplicada e de fácil entendimento.
    Acho sempre importante conhecermos um pouco mais sobre nossa história, principalmente a época em que não vivemos.
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!