01outubro2017

[Resenha] Por trás de seus olhos – Sarah Pinborough

Sinopse – Não confie neste livro. Não confie nestas pessoas. Não confie em você. Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.  Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado. Em Por trás de seus olhos, best-seller do Sunday Times e do The New York Times, Sarah Pinborough não só reinventa o tradicional triângulo amoroso, como o vira do avesso e de ponta-cabeça, numa trama “com tantos jogos mentais que você vai começar a se perguntar se esse triângulo tem mesmo três lados”, como destaca Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros.

O livro é dividido em três partes e narrado em primeira pessoa, com capítulos alternando a visão das personagens Louise e Adele. Conforme a sinopse explica, Louise é uma mãe solteira que trabalha como secretaria em um escritório médico e que leva uma vida pacata, principalmente em relação ao aspecto romântico. Sua vida gira ao redor de Adam, seu filhinho de seis anos de idade, que é a alegria de Louise. Mas de vez em quando, ela sonha em ser mais do que mãe. É por isso que em uma saída com as amigas que não deu certo, ela permanece no bar onde havia marcado o encontro e acaba beijando um estranho. Um lindo, inteligente e completo estranho.

Louise é divorciada de Ian, o pai de Adam. Após descobrir a traição do marido, decidiu que o casamento não poderia continuar. Ian agora está seguindo em frente com Lisa e conforme a vida desse novo casal se consolida, Louise vai ficando um pouco amargurada. Louise é uma personagem complicada de se gostar. Ela tem problemas de auto-estima, vive reclamando da vida monótona que leva, mas não toma iniciativa para mudá-la. É como se ela estivesse acomodada e prefere reclamar a fazer algo a respeito. E mais do que isso, ela chega a ser hipócrita. Afinal, divorciou-se do marido porque ele a traía, mas torna-se a amante de alguém.

David é um psiquiatra especializado em vícios e obsessões de 37 anos e o novo sócio do consultório. Ele é casado com Adele, uma mulher decidida a ser a esposa perfeita, custe o que custar. Porém, a necessidade de Adele em manter a perfeita só deixa claro que o casamento é problemático. Não se trata apenas de discussões sobre temas banais ou desacordos, mas o casal mantêm um segredo que pode colocar em risco a vida de todos ao seu redor. 

Adele é uma personagem complexa, pois em um momento é frágil ao extremo e na outra tem uma determinação de ferro. A dinâmica dela com David torna difícil compreender quem é o verdadeiro vilão da história, pois somos induzidos, assim como Louise, a situações confusas, o que nos leva a julgamentos equivocados.

A sinopse deixa claro o que acontece. Louise conhece um homem em um bar e depois descobre que ele é casado. Mesmo assim continua se envolvendo com o cara e um dia, esbarra na esposa e as duas se tornam amigas. Então Louise tem duas visões completamente opostas do casamento de David e Adele e percebe que algo muito estranho está acontecendo. Só que ela também acaba mantendo uma vida dupla, cheia de segredos e omissões, tanto para o amante quanto para a nova amiga.

A história é muito inteligente e as reviravoltas são totalmente alucinantes. O final é realmente extraordinário e inteligente, porém devo confessar que não fiquei empolgada com alguns acontecimentos, pois achei fantasioso demais. Trata-se de uma questão de gosto pessoal e não do enredo propriamente dito. A autora construiu um enredo forte, com começo, meio e fim. 

Em relação à revisão, diagramação e layout, a Intrínseca realizou um ótimo trabalho. 

ISBN-13: 9788551002209
ISBN-10: 8551002201
Ano: 2017
Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Marlene Conceição outubro 2, 2017

    Oi Carol.
    desde o momento que vi anunciar esse lançamento, eu sabia que precisava ler o livro, eu odoro que por trás de toda essa narrativa tem reflexões a serem feitas, eu não curtir muito o fato de que ela não gosta da vida monótona, mas também não faz absolutamente nada para mundar isso, um coisa que eu gostei é o fato de que não se sabe ao certo quem é o vilão, isso ja me animada.
    Pretendo ler o livro muito em breve.
    Bjs.

  • RUDYNALVA CORREIA SOARES outubro 3, 2017

    Oi Carol!
    Fujo também dos triângulos amorosos, porém aqui, parece que ele tem um sentido, embora deixe o leitor na dúvida até o final.
    Se a trama é criativa, surpreendente e bizarra, já fiquei interessada, ainda mais por saber que o final foge dos padrões normais dos termos policiais.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  • Camila Rezende outubro 3, 2017

    Ja li criticas positivas sobre esse livro, mas depois de ler a sinopse não tive curiosidade em ler.
    Lendo sua resenha tbm achei a personagem hipócrita pelo fato de ter um caso com um homem casado quando o casamento dela terminou por causa de uma traição.
    Mesmo depois de ter lido a resenha e saber que o livro tem um final surpreendente eu não tenho planos de ler ele, a estória não me motivou, mesmo com a ideia de um segredo. Fora que a sua descrição sobre a personagem de ficar reclamando da vida e não tomar medidas para mudar a vida não me agradou.

  • Hérica Lima outubro 5, 2017

    Não é o tipo de livro que eu leria, porém gostei bastante da sinopse e a sua resenha está muito boa!
    Gostei da leitura ser bem reflexiva, adoro isso nos livros.
    Parece que a trama é bem recheada de reviravoltas!
    Acho que lerei em breve.

  • Karol Nascimento outubro 16, 2017

    Oiiiii….
    Bom fiquei muito curiosa pois ache i que o livro fosse falar apenas de um romance proibido mas envolve muito mais do que apenas isso…esse mistério que gira em torno do casal me deixou com mais vontade de ler…e o final vc disse que é surpreendente então sem sombra de dúvidas irei ler…otima resenha..
    Bjs