02agosto2017

[Resenha] Amor & Gelato – Jenna Evans Welch

Sinopse – Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.  Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

“Amor & Gelato” é uma história fofa que tem personagens apaixonantes e uma paisagem espetacular. A história é narrada em primeira pessoa, mas através de mais de um personagem. Em alguns momentos, a narrativa pertence a Lina, a protagonista adolescente e em outras, a sua mãe já falecida, através do seu diário. 

“A tristeza dela se espalhava pelo diário como uma tinta que até então não havia secado…. Como era possível? Eu conhecia aquela mulher?” (p. 198)

Durante o prólogo, observamos Lina e sua mãe Hadley passando por um momento difícil: a descoberta que o câncer é inoperável. Durante sua internação, a mãe vive falando para Lina histórias sobre um amigo chamado Howard e o período que passou em Florença. Inicialmente, Lina não entende o motivo de sua mãe ficar relembrando o passado, até que ela peça a filha que passe pelo menos alguns meses em Florença com Howard. Não muito tempo depois, o câncer vence a batalha e Lina embarca em uma viagem que irá alterar a sua vida.

Para Lina, ir à Florença é uma obrigação, uma promessa feita a sua mãe. Afinal, ela está indo para outro país, mergulhar em outra cultura e conhecer o homem que é o seu pai biológico. Howard é  o mantenedor de um cemitério que é o mesmo lugar onde fica a casa. É muita coisa para alguém tão jovem que perdeu a única pessoa que foi uma constante em sua vida.

Florença é um lugar especial e ao começar a ler a história de Hadley, Lina percebe quantas alegrias sua mãe teve por ali. Momentos pequenos, mas ao mesmo tempo incríveis; outros simplesmente deslumbrantes e apaixonantes. E é a partir daí que Lina decide dar uma chance a essa nova vida e percebe que a vida em Florença não é tão ruim assim.

Howard é uma pessoa excepcional e com o passar do tempo, observamos seu amor pela filha e pela Hadley e conheceremos o verdadeiro motivo pelo qual essa família ficou separada tanto tempo.

“Como era possível alguém tão apaixonada e manter a filha deles em segredo por dezesseis anos?” (p. 126)

“Amor & Gelato” é uma linda história de amadurecimento pessoal, mas também fala de amizades, como o seu novo amigo Lorenzo, e sobre perdão e conhecer o passado para construir um futuro. 

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é fofa e combina muito bem com o conteúdo.

“- Você sabe, as pessoas vêm para a Itália por todos os tipos de motivos, mas quando eles ficam, é pela mesma razão.
– Qual?
-Amor e sorvete.”

ISBN-13: 9788551002346
ISBN-10: 8551002341
Ano: 2017
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Felipe Lange agosto 3, 2017

    Oi Thaís, já ouvi vários comentários positivos desse livro, estou querendo ler!
    Blog Entrelinhas