07agosto2017

[Resenha] A Identidade Secreta dos Super-Heróis – A história e as origens dos maiores sucessos das HQ’S: Do Super-Homem aos Vingadores – Brian J. Robb

Sinopse – Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.

As informações reunidas e organizadas por Brian J. Robb se iniciam no ano de 1938, ano da primeira edição da Action Comics foi publicada e da primeira aparição do Super-Homem. Daí em diante, vamos acompanhando o surgimento e a queda de vários outros heróis famosos até o momento em que eles passaram a tomar mais espaço na mídia, chegando às telas de cinema dos anos atuais.

“A Identidade Secreta dos Super-Heróis” é um apanhado histórico muito bem organizado, dividido em cinco partes: Parte 1: Origens, que falará do início de tudo, incluindo das primeiras aparições do Super-Homem e Batman; Parte 2: Crise!, que fala do excesso de gibis e quadrinhos lançamentos ao mesmo tempo e sobre Comics Code Authority, organização responsável por impor regras e normas para as publicações; a Parte 3: Excelsior, que discute a Era Marvel e todo o seu glamour; Parte 4: Confusão!, onde o autor começa um debate sobre o que seria um super-herói ou anti-herói (uma das partes mais interessantes em termos de discussão e reflexão) e a Parte 5: Dominação!, onde é discutido a expansão desse universo para as telinhas e as adaptações necessárias para o sucesso cinematográfico delas.

O livro é muito interessante porque o autor realizou uma profunda pesquisa em diversas fontes, levantando questões não apenas dos super-heróis em si, mas o impacto deles na sociedade e na economia, discutindo seu boom e a sua linha histórica.

Para os fãs do tema, “A Identidade Secreta dos Super-Heróis” é uma espécie de compêndio essencial para entender de forma clara e direta algumas características determinantes dos personagens, assim como a sua relação entre o crescimento deles e o momento histórico mundial.

A editora Valentina realizou um ótimo trabalho na revisão, diagramação e layout. O livro é repleto de detalhes enriquecedores, que combinam perfeitamente com a temática das histórias em quadrinhos e complementam o conteúdo. A capa chama a atenção e também é um complemento ao seu conteúdo.

“O clássico super-herói americano dos quadrinhos não surgiu plenamente formado. Antigos mitos e lendas estavam repletos de “super-homens”, que ganharam poderes extraordinários dos deuses. Heróis folclóricos nasceram de figuras como Robin Hood, enquanto a literatura deu à luz vingadores mascarados como o Pimpinela Escarlate.” (p. 17)

ISBN-13: 9788558890410
ISBN-10: 8558890412
Ano: 2017
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *