04julho2017

[Resenha] Miga, Sua Louca! – Luiza Costa & Julianna Costa

Sinopse – Deixe eu te apresentar a Yara.  Ela parece meio certinha e meio louca. Um pouco de tudo. Ou talvez nada disso. Na verdade, ela é só mais uma adolescente buscando descobrir sua própria identidade. O problema da Yara é que, nessa busca, ela vai encontrar o André, o Danilo, o Diego, o Rodrigo… Pois é, pessoal. A Yara é meio nervosa. E meio desesperada. E meio tímida. E meio inexperiente. Mas não precisa se preocupar com ela, porque a Yara pode ser meio tudo isso, mas ela não está sozinha: ela tem a Alexia. Alexia é a metade que falta da Yara: sua melhor amiga, com experiências, dicas e surtos para compartilhar. E enquanto Yara enfrenta todo tipo de complicação – seja a indecisão sobre qual universidade cursar, os problemas com a mãe ou o interesse recém-descoberto pelo melhor amigo – Alexia vai ficar por perto, guiando sua amiga maluca (com sugestões nem sempre convencionais) em um dos momentos mais delicados de sua vida. Por meio de uma troca de cartas entre essas duas grandes amigas, Miga, sua louca mistura ficção com conselhos práticos para a vida real em uma narrativa jovem e antenada para um público que, assim como a Yara, não faz ideia de como entrar para a vida adulta.

“Miga, sua louca!” é o novo livro da autora Julianna Costa em parceria com a Luiza Costa. O livro é narrado em primeira pessoa e apresenta principalmente a perspectiva de Yara, uma adolescente que se corresponde por cartas com sua melhor amiga, a Alexia. Yara é uma jovem que está cheia de inseguranças. Ela está naquele momento de transição, onde está entrando em uma fase onde a sexualidade é explorada. O interesse pelos garotos, as primeiras vezes, a pressão das amigas e a descoberta dos seus próprios interesses. No dia a dia, Yara sente-se deslocada em relação às amigas da escola. Afinal, Yara tem a impressão de que é a última em tudo: a última a menstruar, a última a beijar e a última em até mesmo em pensar em sexo.

“E aí acontece. FINALMENTE acontece. FINALMENTE você beijou, menstruou, descobriu a experiência que todo mundo já conhecia e… Ninguém liga. Ninguém tem mais saco para conversar porque todo mundo já passou por isso HÁ ERAS!!!” (p. 13)

Então a garota recorre a inúmeras cartas para Alexia. Alexia, diferentemente de Yara, é mais descolada, e estimula a amiga a arriscar-se mais e a testar os seus limites, mas sempre dentro do bom senso. Seguindo os conselhos de Alexia, Yara começa a se soltar mais e a encontrar alguns sapos no caminho. É aquela história…. às vezes, precisamos beijar vários sapos para encontrar o príncipe encantado.

Temos também o Danilo, o segundo melhor amigo de Yara. Ele é protetor, leal e acaba se envolvendo em confusões para resgatar a amiga. Com muito bom humor e situações inusitadas, as autoras exploram o mundo da adolescência feminina e abordam de forma leve, descontraída, mas ao mesmo tempo direto. Os assuntos abordados no livro fazem parte do cotidiano, mas muitas vezes não são discutidos tão abertamente com uma linguagem fácil e compreensiva para os jovens.

Yara é uma jovem em constante crescimento. É através de seus erros, e acertos que ela vai compreendendo como funciona o mundo e o mais importante, Yara vai aprendendo a respeitar os seus limites e a perceber que não há problema em fazer as coisas no seu próprio tempo. Crescer não é uma corrida e sim uma maratona, que deve ser completada no seu próprio ritmo.

A escrita é leve, coesa e fluida. A leitura é rápida e a forma como a história foi construída é deliciosa, mesclando o bom humor com a discussão de temas relevantes e importantes. 

“Miga, sua louca!” é um livro que aborda as amizades verdadeiras, que fala sobre o crescimento pessoal e as inseguranças que temos. A Universo dos Livros realizou um trabalho excepcional nesse livro. A parte interna é repleta de detalhes, como desenhos de cartas, a numeração do rodapé é decorada e tantos outros detalhes que enriqueceram ainda mais essa obra. 

“Você precisa de um melhor amigo. Todo mundo precisa de um melhor amigo. É a única coisa na vida verdadeiramente indispensável, inescapável e insubstituível – um melhor amigo.” (p. 05)

ISBN-13: 9788550301341
ISBN-10: 8550301345
Ano: 2017
Páginas: 240
Idioma: português 
Editora: Universo dos Livros
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *