26abril2017

[Resenha] Caraval – Caraval # 1 – Stephanie Garber

Sinopse – Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Caraval é o primeiro livro da série de mesmo nome e tem como protagonista Scarlett. Scarllet é uma jovem que, conforme a sinopse explica, vive junto com a irmã Donatella em uma pequena ilha, sob o jugo do próprio pai, que é o governador de Dragna. Seu pai é um homem impiedoso e até mesmo cruel e desde o desaparecimento da esposa, nunca mais foi o mesmo. Scarlett cresceu e se tornou uma jovem tímida e temerosa do pai, mas que ama incondicionalmente sua irmã mais nova, Donattela, que por sua vez tem uma personalidade mais aventureira e está disposta a arriscar para que ambas consigam a liberdade.

“Scarlett não simpatizava com a ideia de destino. Ela costumava acreditar que, se fosse boa, coisas boas lhe aconteceriam. O destino a fazia se sentir impotente e desesperançada, com um sentimento geral de desimportância. Para ela, o destino era como versão maior e onipotente de seu pai, roubando suas escolhas e controlando sua vida sem nenhuma consideração para com os sentimentos dela. O destino significava que nada do que ela fizesse importava.”

Acontece que ano após ano Scarlett escreve para o Mestre Lenda do Caraval, pedindo que ele traga seu show mágico a ilha. Infelizmente ele nunca respondeu. Até agora. Prometida a um conde desconhecido, Scarlett está preparada para satisfazer mais uma vez as vontades do pai, que conseguirá ainda mais influência e poder com essa nova aliança. Porém, sua irmã acredita que ela precisa embarcar nessa aventura.

“No momento, Scarlett considerava a ideia de experimentar não só um pouco de alegria, mas de magia. Pensou em como seria aproveitar o Caraval só por um dia, explorar a ilha particular de Lenda, antes de fechar para sempre a porta de suas fantasias. Faltava uma semana para o casamento de Scarlett. Não era hora de embarcar numa aventura audaciosa.”

O Caraval é uma festividade que dura cinco dias e cinco noites e apenas convidados participam. Essa festividade ocorre sempre em locais diferentes e tem como objetivo escolher um vencedor de um jogo que mescla a realidade com ilusões, tornando-se um espetáculo imperdível e um perigo constante. É uma jornada única, mas que pode definir o destino de alguém, pois após participar do Caraval, a vida nunca mais será a mesma.

“Uma parte de Scarlett ainda queria desesperadamente conhecer o esplendor do Caraval, mas sabia que era tolice acreditar que a magia pudesse mudar sua vida.”

O grande problema é que após certos acontecimentos, o Lenda decide usar Donattela como “incentivo” para a participação de Scarlett, que sem alternativas para recuperar a irmã, acaba aceitando o desafio.

Com um universo fantasticamente criado, a autora Stephanie Garber trouxe para os leitores uma aventura única. A ambientação de Caraval é mágica e esse ar de fantasia perambula por todo o livro. Cada situação enfrentada precisa da sagacidade da protagonista, de sua astúcia e raciocínio rápido para manter-se segura e conseguir sua irmã de volta.

As personagens são carismáticas, complexas e apresentam um bom crescimento logo nesse primeiro livro. Scarlett deixa de lado o seguro para viver algo perigoso e desconhecido, tudo isso em nome do amor que sente pela irmã. Todo o passado, o medo e a incerteza precisam ser deixados de lado e Scarlett faz isso com maestria.

Além das irmãs, dois outros personagens se destacam nesse livro: o Lenda (que ficamos o tempo todo questionando sua identidade e motivações) e Julian, um rapaz enigmático, que pode ter ou não objetivos próprios para essa jornada.

“O que quer que tenha ouvido sobre Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo.”

ISBN-13: 9788581638560
ISBN-10: 8581638562
Ano: 2017
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Novo Conceito
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *