24Fevereiro2017

[Resenha] O Fio Dourado – Reckless – Livro 03 – Cornelia Funke

Sinopse – Jacob Reckless continua viajando para o Mundo do Espelho através do portal que encontrou tempos atrás no escritório abandonado do pai. O garoto é reconhecido nesse lugar mágico graças à sua fama de melhor caçador de tesouros de todos os tempos, mas o preço por se envolver com os dois mundos pode ser alto demais… e está prestes a ser cobrado — inclusive de Will, seu irmão mais novo, e de Fux, a companheira transmorfa por quem Jacob nutre sentimentos que vão além da amizade. Quando Will atravessa o portal em busca de uma cura para a misteriosa doença que atingiu sua namorada, Jacob e Fux vão atrás dele até o leste do Mundo do Espelho, terra de baba yagas, exércitos de ursos e tsares. Enquanto isso, um ser que conhece nosso mundo tão bem quanto o do espelho os observa de longe, pronto para se vingar…

“O Fio Dourado” é o terceiro livro da série Reckless e é composto por 73 capítulos curtos que irão contar a história de Jacob e Will Reckless. A trama é narrada em terceira pessoa e apresenta inicialmente vários núcleos de personagens que irão convergir na trama principal.

Tudo começa com a Imperatriz Amália de 21 anos dando a luz ao filho de Kami’en, o rei de pedra. Tudo o que Kami’en deseja é um filho e até mesmo a Fada Escura está disposta a ajudá-lo a realizar seu sonho. Infelizmente, quando algo terrível acontece e a Fada Escura é acusada por todos, ela percebe que nem mesmo o rei de pedra a defende, fazendo-a começar uma jornada que mudará o rumo de muitas vidas.

Em Lorena, John Reckless, pai de Jacob e Will, que agora usa o nome Isambard Brunel está tentando fixar uma aliança entre Álbion e Lorena. Porém ele não imagina que irá se tornar uma peça em um complexo jogo de xadrez.

Jacob e Fux estão no mundo real fazendo companhia a Clara e Will. Após os acontecimentos de “Sombras Vivas”, Jacob deseja que seu irmão volte a normalidade, mas também tem como objetivo vender a balestra, uma arma feita pelos elfos amieiros. A balestra é uma arma muito perigosa que fez muitos estragos no segundo livro da série.

Normalidade não é algo que Clara e Will conseguem alcançar com facilidade, pois ambos sentem-se deslocados após a aventura que tiveram. Porém, existe um personagem que usará isso como vantagem: o Jogador. Jacob fez um acordo perigoso para salvar Will e bem, ele está sendo cobrado.

O que ninguém imaginava era que o Jogador está no mundo real e vai usar os irmãos Reckless para alcançar seus objetivos. Após alguns acontecimentos Will se vê forçado a retornar ao mundo atrás do espelho para cumprir uma missão perigosa.

Ao saber que seu irmão retornou ao mundo atrás do espelho, Jacob não tem alternativa a não ser tentar encontrá-lo antes de que algo terrível aconteça com Will. E para essa nova aventura ele vai contar com a ajuda da Fux, do Albert Chanute seu mentor e velho caçador de tesouros e um habitante do mundo real: Sylvain Caleb Fowler.

O quarteto irá viajar por diversos locais extravagantes como Ucrainia e Moskva e conhecer personalidades importantes como príncipes, mas também irão se deparar com figuras perigosas como baba yagas.

Nesse terceiro livro da série os protagonistas irão demonstrar um grande amadurecimento e finalmente irão encarar seus sentimentos. Fux é uma personagem que está em crescimento constante; sua lealdade inquestionável por Jacob e os sentimentos que nutrem por ele são expostos de forma visceral e Jacob também acaba admitindo para si mesmo os seus sentimentos em relação à Fux. Infelizmente nem tudo são flores e em muitos momentos Fux é magoada por Jacob, mas enfrenta as situações de cabeça erguida.

“Sempre desejara aquilo mais do que o amor. O amor lhe dava medo. Deixava-o tolerante e vulnerável demais”. (p. 215)

Na verdade, as mulheres ganham um grande destaque nesse terceiro livro. A Fada Escura é uma personagem que amamos odiar por conta de suas ações, mas em “O Fio Dourado” somos capazes de enxergar sua verdadeira vulnerabilidade e todos os sacrifícios que realizou em troca do amor. É impossível não sentir compaixão por ela nesse livro. Até mesmo Amália, que no livro anterior era um pouco sem sal, finalmente mostra seu verdadeiro eu. E é claro, a Fux, uma personagem amada desde o início e que começa a florescer e ganhar seu próprio espaço.

“Fux jamais imaginaria que um dia sentiria compaixão pela Fada Escura, mas as palavras de Orlando lhe lembraram a dor que vira no rosto dela nas Bodas Sangrentas – e os dias em que ela mesma se sentira tão ferida por todo o amor em vão por Jacob que quase se pusera em busca de La Tisseuse”. (p. 233)

O livro conta com novos personagens como 16 e 17, personagens que são reflexos de seu criador, mas que conforme são obrigados a cumprir a missão, começam a prosperar, mas também temos o retorno de velhos conhecidos, como o Bastardo, o goyl de ônix que irá ter um papel importante no livro.

Apesar do título diferente, “O Fio Dourado” é a síntese perfeita do âmago da história. Após entendermos a importância de tal fio, é impossível não compreender o peso dele nos acontecimentos.

As ilustrações do livro são maravilhosas e enriquecem ainda mais a escrita de Cornelia Funke, auxiliando os leitores a imaginar as criações fantásticas desse outro mundo.  Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa combina perfeitamente com as capas dos livros anteriores.

“-Amor verdadeiro, desinteressado e mais profundo do que o oceano em seus pontos insondáveis”. (p. 233)

Série Reckless

  1. A maldição da Pedra
  2. Sombras Vivas

ISBN-13: 9788555340161
ISBN-10: 8555340160
Ano: 2016
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *