13fevereiro2017

[Resenha] Escândalos Na Primavera – As Quatro Estações do Amor # 4 – Lisa Kleypas

Sinopse – Daisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso já esteja na terceira temporada de eventos sociais em Londres sem encontrar um marido. Cansado da solteirice da filha, Thomas Bowman lhe dá um ultimato: se não conseguir arranjar logo um pretendente adequado, ela será forçada a se casar com Matthew Swift, seu braço direito na empresa. Daisy está horrorizada com a possibilidade de viver para sempre com alguém tão sério e controlador, tão parecido com seu pai. Mas não admitirá a derrota. Com a ajuda de suas amigas, está decidida a se casar com qualquer um, menos o Sr. Swift. Ela só não contava com o charme inesperado de Matthew nem com a ardente atração que nasce entre os dois. Será que o homem ganancioso de quem se lembrava era apenas fachada e ele na verdade é tão romântico quanto os heróis dos livros que ela lê? Ou, como sua irmã Lillian suspeita, o Sr. Swift é apenas um interesseiro com algum segredo escandaloso muito bem guardado? Fechando com chave de ouro a série As Quatro Estações do Amor, Escândalos Na Primavera é um presente para os leitores de Lisa Kleypas, que podem ter certeza de uma coisa: embora as estações do ano sempre terminem, a amizade desse quarteto de amigas é eterna.

“Escândalos na Primavera” é o quarto e último livro da série As quatro estações do Amor e tem como protagonistas Daisy Bowman e Matthew Swift. No prólogo, o pai de Daisy, o austero Thomas Bowman, dá um ultimato a filha e a esposa: Daisy tem poucos meses para encontrar um pretendente ou irá se casar com Matthew Swift, o braço direito de Thomas. Segundo o pai, Daisy é um mau investimento e precisa cortar o prejuízo o quanto antes.

“- Daisy – disse Westcliff amavelmente. – A maioria das pessoas não se distingue por grandes feitos, mas por um número infinito de pequenas coisas. Sempre que você faz algo de bom ou faz alguém sorrir, isso dá sentido a sua vida. Nunca duvide de seu valor, minha cara. O mundo seria um lugar triste sem Daisy Bowman.”

Tanto Daisy quanto Lillian conhecem Matthew há algum tempo e não gostam dele, pois ele as lembra demais de seu próprio pai. Um homem ganancioso, implacável e extremamente puxa saco de Thomas Bowman. Mas será que elas realmente conhecem Matthew?

A trama irá ocorrer em Stony Cross Park, a propriedade em Hampshire de Lillian e do lorde Westcliff. Os dois convidaram alguns pretendentes aceitáveis para Daisy, convidando também outras jovens solteiras para se hospedar. 

“”— Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades” — respondeu ela, e viu a linha do queixo de Swift se enrijecer com um súbito sorriso quando ele reconheceu a citação de Maquiavel.”

O que ninguém esperava era que Matthew também fosse convidado por Thomas. Matthew mudou durante esses anos que esteve afastado das irmãs Bowman. Do jovem rapaz franzino tornou-se um homem bem feito, atraente e perspicaz. Quando Thomas ofereceu uma oportunidade de emprego a ele, Matthew agarrou com ambas as mãos e aprendeu tudo o que podia avidamente. Agora é procurado por outros comerciantes para dar sua opinião e é até mesmo convidado para trabalhar em outros negócios. Para ele, a dinâmica dos Bowman é intrigante, pois observa de perto o descaso do patriarca pelas filhas e a forma como Lillian e Daisy juntaram-se para enfrentar uma infância sem muito amor. Mas quem sempre despertou a sua atenção foi Daisy, a mais nova da família. Seu jeito meigo e personalidade brilhante o encantaram desde o primeiro encontro e a forma como ela raciocina e enxerga o mundo o  deixa fascinado.

“ O amor deveria ser uma emoção vertiginosa que trazia felicidade. Como nos versos bobos dos cartões do Dia de São Valentim decorados com pena, pinturas e rendas. Mas seu amor por Daisy não era de modo algum assim. Era um sentimento torturante, febril e desolador. Era um vício que não podia ser vencido. Era puro desejo temerário.”

Apesar do apoio incondicional de Thomas Bowman para que esse matrimônio se concretize, Matthew não deseja casar-se com Daisy, ou com ninguém na verdade. O jovem esconde segredos que podem colocar em risco todos ao seu redor. Porém, quando os dois se reencontram em Stony Cross Park, tanto Daisy quanto Matthew percebem que manter-se afastado um do outro é impossível.

O enredo é simples e bem desenvolvido. O envolvimento das outras três solteironas: Lillian, Annabelle e Evie, além de seus respectivos maridos é constante. Dessa forma, conseguimos acompanhar como andam seus casamentos e as novidades nas vidas desses três casais. Como podemos imaginar, Lillian é a personagem mais envolvida no destino da irmã. Além do seu amor incondicional, Lillian deseja que a irmã fique por perto e que as duas possam construir suas famílias lado a lado.

A trama tem momentos engraçados e outros meigos. O grande segredo de Matthew é o pontapé inicial da reviravolta na história e também foi muito bem construída.

Enquanto Daisy é sonhadora, Matthew é pé no chão. Ele é prático, direto e analítico. Isso não quer dizer que ele não é romântico ou apaixonado, apenas demonstra isso de outras formas. O casal tem uma química palpável e se complementam perfeitamente.

Além de conhecermos o desfecho da série, os leitores irão se deliciar com a presença de todos os personagens que conhecemos durante a leitura dos quatro livros. Com um cenário bem descrito, personagens cativantes, engraçados e carismáticos e um enredo muito bem construído, “Escândalos na Primavera” deixarão os fãs de romances históricos suspirando.

O trabalho editorial da Arqueiro é excelente. Da escolha da capa à revisão, tudo foi muito bem feito.

“Daisy chegou ao seu destino: um poço dos desejos. Diziam que ele era habitado por um espírito que realizaria seu pedido se você lhe atirasse um alfinete.
– Espírito do Poço, como tive tão pouca sorte em encontrar um marido, estou deixando isso a seu cargo. Sem exigências, sem condições. Meu desejo é… o homem certo para mim.”

 

Confiram as resenhas dos demais livros da série:
Segredos de uma noite de verão – Livro 01 
Era uma vez no outono – Livro 02
Pecados no Inverno – Livro 03

ISBN-13: 9788580416565
ISBN-10: 8580416566
Ano: 2017
Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *