26dezembro2016

[Resenhas] A Mágica da Arrumação e Isso me traz Alegria – Marie Kondo

“O efeito mágico da organização transforma a vida radicalmente.”

Sinopse: A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização.

Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui.

O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.

Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis.

Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.

Onde comprar?

Amazon

Minha Opinião

A Mágica da Arrumação foi um livro que não me interessei a princípio, não fui atraída pela capa e muito menos pela sinopse na época do lançamento. Porém, um dia uma conhecida me perguntou se eu já tinha lido esse livro, eu respondi que não. Mas, perguntei o por quê dela se interessar por algo tão trivial, quem precisa de um guia, um manual para arrumar sua própria casa? Pois bem, ela me disse que o livro tinha mudado a vida dela, estava desapegando das coisas que eram acumuladas sem necessidade e estava adotando um novo estilo de vida. Decidi naquele mesmo dia que compraria o livro e tentaria descobrir como que um livro de desenvolvimento pessoal e de organização, obviamente, poderia fazer algo tão grandioso pelas pessoas.

 

Ao pesquisar sobre o livro, ele me pareceu mais atraente após a indicação e ainda mais quando as resenhas que lia sobre ele eram positivas. Então li o ebook, só posteriormente aproveitei uma promoção (sorry, Marie!) e adquiri ele para a minha estante.

O que posso comentar sobre o método Konmari?

  • É interessante e muda sua perspectiva sobre as suas coisas,
  • Traz uma necessidade imediata de você sair correndo para jogar fora as milhares de coisas inúteis compradas em promoções, outlets, black fridays e outras queimas de estoque quaisquer.
  • Você pensa, analisa e concluí que a sua vida inteira fez as coisas erradas, você achava que limpava as coisas e na verdade elas precisavam mesmo era de serem “arrumadas”.
  • Você concorda ou discorda da Marie Kondo.
  • Você não aceita totalmente as ideias da autora.
  • Você sabe que se as coisas forem organizadas, tudo será facilmente encontrado e o ambiente estará tranquilo e agradável, mas por que o método parece ser fácil enquanto você realiza a leitura, mas na prática é tão difícil?
  • Decidi que queria ser rica pra contratar a Marie Kondo pra vir me ajudar a dobrar essas roupas, por que é tão difícil as roupas ficarem em formatos retangulares?

Após as minhas conclusões baseadas em meu desapontamento em mim mesma como personal organizer, confesso que, excluindo os métodos de organização (dobrar as roupas, guardar, etc…) não existiu nada muito “original e inovador” no livro para mim, mas foi bom lê-lo, parece que dá um desejo enorme de reorganizar, arrumar e colocar as coisas no lugar, segundo a autora, quando nossa casa está arrumada, a tendência é a vida em todo o seu âmbito mudar para melhor.

Recomendo a leitura para as interessadas no assunto, para quem é personal organizer (mesmo sabendo que vocês devem saber de tudo isso) e para quem quer ficar animada para dar um upgrade na arrumação.

 

A arrumação é contagiosa.

 

Sinopse: A japonesa Marie Kondo revolucionou casas – e vidas – após lançar, em 2015, A mágica da arrumação. Seu método sensível de organização se tornou um estrondoso sucesso ao redor do mundo.

Agora, Marie se aprofunda no tema e lança Isso me traz alegria, um guia ilustrado que ensina passo a passo como arrumar da forma mais eficiente possível cada cômodo da casa: do quarto ao banheiro, da sala à cozinha.

Cheio de dicas práticas e explicações detalhadas, o livro ensina como guardar cada tipo de roupa, documento e utensílio, como arrumar armários, armazenar alimentos, organizar maquiagens, CDs e fotografias, como envolver as crianças no processo e muito mais.

Respondendo às principais dúvidas dos seus clientes e leitores, Marie aborda temas que ficaram de fora do livro anterior e reafirma a etapa mais importante do seu método: descobrir, entre tudo aquilo que está à sua volta, o que realmente lhe traz alegria – e descartar o restante.

Quando nos cercamos apenas de coisas que amamos, a vida flui de forma muito mais leve. A bagunça não retorna e tudo se transforma. E é aí que a mágica acontece.

 

Onde comprar?

Amazon

 

Minha opinião

Isso me traz alegria é um guia ilustrado de A Mágica da Arrumação, apesar de ser bastante descritivo e conter ainda bastante respostas às perguntas dos leitores após o lançamento do primeiro livro, Marie Kondo traz uma versão Bê-a-bá da arrumação, com imagens ilustrativas (confesso que elas facilitaram e muito!) a autora demonstra o seu método na prática, inclui relatos bem sucedidos e alguns percalços que os leitores poderão encontrar no caminho da sua jornada rumo a organização.

O que aprendi com Marie Kondo em Isso me traz Alegria?

  • Que não descartamos nossos livros porque dizemos que queremos lê-los mais uma vez.
  • E é quase certo, que jamais iremos lê-los novamente.
  • Que devemos descartar todos os livros que não nos traz alegria, inclusive os que queremos ler, mas nunca lemos e vão ali, sendo ano após ano, empilhados e largados como meros enfeites de prateleira.
  • Que devemos ficar com todos, todos mesmo, os livros que nos trazem alegria, que de alguma forma desperta algo em nós.
  • Que devemos tomar cuidado nessa etapa da organização, porque somos tendenciosos a sermos distraídos por essas criaturas mágicas, daqui a pouco estaremos lendo e Adeus arrumação!

Aproveitei o recesso de fim de ano e fiz a leitura desse livro, já havia lido A Mágica da Arrumação no ano passado, mas decidi ler os dois novamente e tentar dar um renovo nas coisas por aqui, aprendi coisas novas e algumas citadas pela autora foram bem insensatas na minha humilde opinião, mas acredito que isso é o que torna uma leitura prazerosa e brilhante, extrairmos o melhor do que ela pode nos proporcionar e então, trazer essa positividade em nossas vidas.

#partiuarrumação? #partiu

Até mais pessoal! Que tal começar arrumar as coisas? O ânimo novo é garantido, testado por quem vos escreve!
Beijos,
Categorias:Resenhas
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Maria Eduarda Araujo Sousa dezembro 28, 2016

    Eu usei uma vez e amei quero de novo