16novembro2016

[Resenha] Sem Deixar Rastros – Myron Bolitar # 03 – Harlan Coben

sem-deixar-rastros-myron-bolitar-03-harlan-coben-viaje-na-leitura

Sinopse – Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão no joelho o afastou das quadras para sempre. Porém, 10 anos depois, o agente esportivo e detetive particular com passagem pelo FBI está de volta ao jogo – não para cumprir seu destino como astro do basquete, mas para desvendar mais um mistério. O ídolo dos Dragons de Nova Jersey, Greg Downing, maior adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. À frente do caso, com a ajuda de seus dois fiéis escudeiros, Win e Esperanza, Myron trabalhará infiltrado entre os jogadores para tentar obter informações capazes de levar ao paradeiro do antigo rival, com quem também competiu pelo amor de uma mulher.

CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

“Sem deixar rastros” é o terceiro livro da série Myron Bolitar e dessa vez, o protagonista volta ao seu domínio: o basquete. Myron é chamado por Calvin Johson, o diretor geral dos Dragons de Nova Jersey e Clip Arnstein, o proprietário do time para uma missão. Greg Downing, uma das estrelas do time está desaparecido e Clip está no meio de uma grande negociação. Por conta disso, ele soltou para a imprensa que Greg sofreu uma lesão e está afastado, mas na verdade ninguém sabe onde o jogador está.

“A rivalidade entre os dois se instalara logo no primeiro jogo de um campeonato municipal em que eles haviam se confrontado, ainda no ensino fundamental, a menos de 20 quilômetros de onde Myron estava agora. No ensino médio, Greg se mudara com a família para a cidade vizinha de Essex Falls, pois o pai não queria ver o filho dividindo a ribalta do basquete com Myron. Foi então que a rivalidade entre os garotos tomou novas proporções. Ao longo do ensino médio, ambos se enfrentaram oito vezes, cada um vencendo quatro jogos. Myron e Grego haviam se tornado os atletas mais cobiçados de Nova Jersey, e depois ingressaram em universidades com times fortes de baquete e um longo histórico de rivalidade: Myron na Duke e Greg na Universidade da Carolina do Norte”. (p. 11)

A proposta de Clip é simples: Myron torna-se um jogador dos Dragons para tentar conseguir informações com os outros jogadores e paralelamente investiga a vida pessoal de Greg. A proposta deixa Myron atônito. Afinal, mesmo sendo uma farsa, é a única chance que ele terá para saber como seria seu desempenho em uma quadra profissional. Só que a verdade por trás do desaparecimento de Greg envolve A Brigada Haven e um homicídio.

Enquanto mergulha mais uma vez em um caso, Myron terá que lidar com o seu passado doloroso e algumas revelações sobre sua vida são reveladas. Conforme investiga, Myron reencontra-se com Emily, agora ex-esposa de Greg. Emily e Myron foram namorados e escondem um segredo rodeado de arrependimento.

Win e Esperanza mostram que são verdadeiros amigos, principalmente quando são sinceros em não apoiar Myron nessa missão. Para eles, é uma situação que Myron não deveria se envolver novamente. As lembranças da lesão, das dores, da recuperação e a verdade que Myron nunca quis enfrentar é colocada na sua frente.

Com Esperanza assumindo mais responsabilidades na agência, uma nova personagem ganha destaque: Big Cindy. Big Cindy foi parceira de Esperanza na época da luta livre e tem um modo peculiar de se vestir. É uma mulher de poucas palavras, mas quando fala, faz com que todos a ouçam. 

Um dos pontos fortes dessa série é a forma como o autor envolve várias histórias em um único desfecho. Durante a leitura, o leitor tem a impressão de que se trata de situações isoladas, mas cada evento e cada personagem tem um papel a desempenhar na história. São pequenos detalhes que vão dando ao protagonista e ao leitor pistas para montarmos hipóteses sobre o que está acontecendo. A cada novo detalhe, uma nova hipótese e um final mais uma vez de tirar o fôlego.

ISBN-13: 9788580410907
ISBN-10: 8580410908
Ano: 2012
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5 

Resenhas dos livros anteriores:
Quebra de Confiança – Livro 01 – clique aqui
Jogada Mortal – Livro 02 – clique aqui

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *