11novembro2016

[Resenha] Quebra de Confiança – Myron Bolitar # 01 – Harlan Coben

quebra-de-confianca-myron-bolitar-01-harlan-coben-viaje-na-leitura

Sinopse – No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade. Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston. Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito.  Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.

“Quebra de confiança” é o primeiro livro da série que leva o nome do protagonista: Myron Bolitar. Myron é um homem de trinta e poucos anos que é um agente esportivo. Porém, ele não é um simples agente. O protagonista foi uma promessa no basquete, mas uma lesão em seu joelho acabou com a carreira antes mesmo dela começar. Depois disso, ele foi trabalhar no FBI (em missões ultra secretas) e cursou direito em uma das mais prestigiosas Universidades do país. Mesmo tendo estabilidade financeira, Myron vive com seus pais, que são totalmente enxeridos mas muito engraçados.

Seu melhor amigo é Windsor Horne Lockwood III, ou Win para os íntimos. Win é filho da aristocracia, tem muito dinheiro e contatos. Possui também seu próprio negócio, uma empresa de investimentos, onde presta assessoria a inúmeros clientes, inclusive aos atletas de Myron. Por trás dessa aparência de alta sociedade, existe um homem perigoso que causa terror apenas ao ter seu nome citado. Win vive pelo seu próprio código de honra e decide quem deve ou não ser punido. Ele e Myron se conhecem desde a faculdade e inclusive foram trabalhar juntos no FBI.

O terceiro membro da equipe é Esperanza, ex-lutadora conhecida como pequena Pocahontas e que agora é o braço direito (e o esquerdo) do Myron. Além disso, ela está estudando direito à noite. Inteligente, bonita e sem problemas para falar o que pensa, Esperanza é quem coloca o protagonista na linha em alguns momentos.

Ser um agente esportivo não é tão glamouroso como muitos podem pensar. Às vezes, eles fazem papel de babá, agente de viagens, psicólogo e até mesmo conselheiro amoroso. Além disso, a concorrência para conseguir um contrato com um atleta em ascensão é acirrada; alguns agentes usam métodos ilícitos e até mesmo a máfia está envolvida nessa área tão promissora. Mesmo assim ser um agente esportivo é um trabalho que Myron realmente gosta. Christian Steele é o novo cliente de Myron, uma promessa do futebol e o modelo perfeito. Não apronta por aí, é correto e vive uma vida regrada e ainda por cima tem um passado trágico para aumentar o carisma do público. Sua namorada da faculdade, Kathy Culver sumiu misteriosamente e a única coisa que encontraram foi sua calcinha cheia de vestígios que indicam agressão sexual. 

Paul Culver, pai de Kathy é um legista local de prestígio que morreu recentemente em decorrência a um assalto mal sucedido. Pelo menos essa é a conclusão da polícia. Porém, sua filha mais velha Jessica, não acredita em coincidências e duas desgraças tão grandes acontecendo em uma única família é uma coincidência e tanto. Jessica é uma escritora famosa que tem como característica estragar tudo no quesito vida pessoal. Isso se aplica ao relacionamento que teve com Myron há alguns anos. Para Myron, o fim do relacionamento com Jessica foi avassalador pois ele estava perdidamente apaixonado por ela. Agora o caminho dos dois se cruzam novamente para finalmente descobrir o que houve com Kathy.

A escrita de Harlan Coben é direta, simples e fluida; os capítulos são curtos e a trama é complexa. O autor mescla o mundo dos esportes com investigações e o aspecto da vida pessoal do protagonista. A história de Kathy é triste e repleta de pessoas que traíram sua confiança.

Myron é um protagonista quixotesco. Ele tem essa necessidade de desvendar a verdade, salvar os inocentes mesmo se isso não esteja relacionado com ele ou com os seus clientes. Mas ao mesmo tempo, Myron é muito indeciso na sua vida pessoal, extremamente brincalhão e tem o hábito de ser sarcástico nos momentos de grande perigo. 

As personalidades de Myron, Win e Esperanza complementam-se muito bem e fica claro que o trio tem uma grande amizade e senso de lealdade, ao mesmo tempo que ficam debochando um do outro.

ISBN-13: 9788580410037
ISBN-10: 8580410037
Ano: 2011
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *