25novembro2016

[Resenha] O Medo Mais Profundo – Myron Bolitar # 7 – Harlan Coben

o-medo-mais-profundo-myron-bolitar-7-harlan-coben-viaje-na-leitura

Sinopse – Na época da faculdade, Myron Bolitar teve seu primeiro relacionamento sério, que terminou de forma dolorosa quando a namorada o trocou por seu maior adversário no basquete. Por isso, a última pessoa no mundo que Myron deseja rever é Emily Downing. Assim, ele tem uma grande surpresa quando, anos depois, ela aparece suplicando ajuda. Seu filho de 13 anos, Jeremy, está morrendo e precisa de um transplante de medula óssea – de um doador que sumiu sem deixar vestígios. E a revelação seguinte é ainda mais impactante: Myron é o pai do garoto. Aturdido com a notícia, Myron dá início a uma busca pelo doador. Encontrá-lo, contudo, significa desvendar um mistério sombrio que envolve uma família inescrupulosa, uma série de sequestros e um jornalista em desgraça. Nesse jogo de verdades dolorosas, Myron terá que descobrir uma forma de não perder o filho com quem sequer teve a chance de conviver.

CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

“O medo mais profundo” traz de volta os personagens do terceiro livro da série, “Sem deixar rastros”. Emily e Myron tiveram um caso na véspera do casamento de Emily com Greg. Nesse sétimo livro da série o caso é muito mais pessoal. Emily procura Myron em um momento de desespero. Seu filho Jeremy está gravemente doente e o doador compatível para o transplante de médula óssea desapareceu. Por mais que Myron se sinta mal pelo garoto, tudo o que ele mais quer é distância dos pais dele. Afinal, foi o caso dele com Emily que fez com que Myron perdesse sua chance como profissional.

“-Você já ouviu falar em anemia de Fanconi?
Um começo muito interessante.
-Não.
-É um tipo de anemia hereditária causada por uma deficiência na medula óssea. Ela enfraquece os cromossomos”. (p. 18)

É nesse momento que Emily solta a bomba: Jeremy é filho de Myron, resultado da noite que os dois tiveram juntos antes do casamento dela. Descobrir que é pai é um choque para o protagonista, mas ao mesmo tempo é o incentivo que ele precisava para procurar David Taylor, o doador.

Correndo contra o tempo para salvar a vida do próprio filho, Myron mergulha em uma situação tenebrosa que envolve um monstro que sabe explorar o medo mais profundo das pessoas.

“- Qual é seu medo mais profundo? – sussurra a voz. – Feche os olhos e imagine. Você consegue visualizar? A agonia mais terrível?
-Sim.
-Ótimo. Agora imagine algo muito mais terrível…” (p. 98)

A investigação depara-se com um artigo escrito por Stan Gibs, um jornalista que teve sua carreira arruínada após a publicação de uma controversa série de entrevistas com um criminoso inescrupuloso. Além de envolver Stan, Myron acaba envolvendo a família Lex, onde o patriarca é um famoso escritor recluso e seus filhos, escondem um grande segredo.

Como nas obras anteriores da série, a presença de outros personagens que fizeram uma “ponta” em outras histórias acontece. Nesse caso, além de Big Cindy, que já poderíamos considerar um membro da equipe, temos também a presença de Zorra, a mercenária que tem o hábito de assinar seus trabalhos.

O enredo é muito bem trabalhado e o autor já deixou levantada a possibilidade de existir alguma história pessoal envolvendo a Terese, a mulher ocm quem Myron está saindo atualmente. A dinâmica familiar do protagonista também mudou um pouco, após os acontecimentos dos últimos livros. A preocupação com a saúde dos pais é colocada em reflexão por parte de Myron.

Harlan Coben escreve textos fluidos e muito bem delineados. Os capítulos curtos dão agilidade aos acontecimentos ao mesmo tempo em que conseguem manter o interesse do leitor nas pistas que vão sendo apresentadas no decorrer dos capítulos.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa mantêm o ar de suspense da trama e desperta a curiosidade.

“Ele abaixou novamente a cabeça, com os fios grisalhos eriçados de umidade, a respiração pesada pelo esforço. Myron sentiu outra vez um aperto no coração. Olhou para aquele homem que amava havia tanto tempo, que tinha ido diariamente, sem se queixar, para aquele armazém cheirando a mofo em Newark, durante mais de trinta anos, e percebeu que não o conhecia. Não sabia com o que o pai sonhava, o que desejava ser quando era criança, o que achava da própria vida”. (p. 165)

ISBN-13: 9788580416145
ISBN-10: 8580416140
Ano: 2016
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Resenhas dos livros anteriores:
Quebra de Confiança – Livro 01 – clique aqui
Jogada Mortal – Livro 02 – clique aqui
Sem deixar rastros – Livro 03 – clique aqui
O preço da vitória – Livro 04 – clique aqui
Um passo em falso – Livro 05 – clique aqui
Detalhe Final – Livro 06 – clique aqui

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *