14novembro2016

[Resenha] Jogada Mortal – Myron Bolitar # 02 – Harlan Coben

jogada-mortal-myron-bolitar-02-harlan-coben-viaje-na-leitura

Sinopse – Depois de ver sua carreira no basquete profissional chegar ao fim antes mesmo de começar, Myron Bolitar trabalhou para o FBI, formou-se em direito em Harvard e hoje está à frente de uma agência de representações esportivas, que toca com a ajuda da grande amiga Esperanza.  Tudo parece ir bem até que Valerie Simpson, uma tenista que já foi a maior promessa do esporte, é morta durante um jogo do Aberto dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a jovem estava lá em busca de Myron, mas foi encontrada antes pelo assassino.  Myron não imagina por que Valerie foi atrás dele, mas se sente culpado por não tê-la encontrado a tempo. Para piorar, seu cliente mais importante, o tenista Duane Richwood, se torna o principal suspeito do crime.  Em busca da verdade, Myron descobre que a jovem vinha sendo assediada por um fã obcecado desde o início da carreira. Além disso, seis anos antes, ela estava prestes a ficar noiva do filho de um senador quando o rapaz foi morto sob estranhas circunstâncias.  Enquanto tenta desvendar o assassinato da tenista, Myron se tornará um obstáculo para os interesses da máfia, de um político poderoso e de uma família influente. Agora ele e as pessoas que mais ama podem ser as próximas vítimas.

CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

Da mesma forma como o livro anterior, a narração é feita em terceira pessoa. Myron dessa vez está representando Duane Richwood, um tenista que está em ascensão e prestes a fechar vários contratos de publicidade. Enquanto está no Aberto dos Estados Unidos, assistindo seu cliente jogar, Valerie Simpson é assassinada há apenas alguns metros de distância.

Valerie era um prodígio do tênis que sofreu um surto e largou as quadras. Rumores diziam que ela estava se preparando para retornar e estava procurando a empresa de Myron para representá-la. Na verdade, ela ligou diversas vezes e falou com a Esperanza, mas Myron nunca retornou as ligações.

Myron sente-se culpado por ter ignorado suas ligações e começa a investigar o que aconteceu com a jovem quando começam a surgir evidências de que ela e Duane, seu cliente, estavam em contato. Porém, Duane nega veemente tal fato e começa a agir de forma estranha, levantando suspeitas até mesmo na sua namorada.

Mais uma vez Harlan Coben envolve os leitores em uma trama complexa, onde apresenta os abusos cometidos por algumas autoridades nos esportes e a negligência em troca do sucesso.

Como não poderia deixar de ser, Myron acaba entrando no caminho da Tru Pro e Frank Ache não acha a menor graça nisso. A Tru Pro é uma agência esportiva dirigida pela máfia. Eles não são apenas inescrupulosos como não tem problemas em causar danos físicos naqueles que ficam em seu caminho. E para Frank, Myron é uma pedra e tanto no meio do caminho.

Na vida pessoal, Myron e Jessica estão em um relacionamento instável. Os erros do passado fazem com que Myron fique indeciso e não confie plenamente em Jessica, que está tentando ter uma nova chance, mesmo que Esperanza deixe bem claro sua opinião sobre ela.

A trama é muito bem desenvolvida; a forma como o autor pega duas subtramas que a primeira vista não tem ligação alguma e as torna dependente uma da outra é fantástica. O autor ainda faz algumas homenagens a outros autores consagrados, nomeando alguns personagens com os nomes de protagonistas das séries desses autores. 

Apesar do protagonista ser Myron, ele divide muito bem os holofotes com Win e Esperanza. Win vai demonstrando cada vez mais sua personalidade, assim como o seu código de honra. Esperanza também continua se destacando com sua opinião ferina. Os diálogos são bem divertidos e irreverentes e até mesmo a dinâmica de Myron com seus pais é divertida de se ler.

Em relação ao trabalho editorial, foi realizado um ótimo trabalho de revisão, diagramação e layout.

ISBN-13: 9788580410464
ISBN-10: 8580410460
Ano: 2012
Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Resenhas dos livros anteriores:

Quebra de Confiança – Livro 01 – clique aqui

 

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *