06outubro2016

[Resenha] Ordem – Silo # 02 – Hugh Howey

Sinopse – ordem-silo-02-hugh-howey-viaje-na-leituraE se a sobrevivência dos seres humanos dependesse do deslocamento de milhares de cidadãos para uma enorme cidade subterrânea, com gigantescas telas de TV transmitindo imagens desoladoras do mundo do lado de fora e ninguém fosse autorizado a sair? Esse é a história de Silo, a série escrita por Hugh Howey que desbancou Guerra dos Tronos na lista de livros de ficção científica mais vendidos na Amazon. No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma mecânica nascida nos subterrâneos. A narrativa de Ordem, que alterna passado e presente, começa em um período anterior ao descrito em Silo, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. São apresentados ao leitor um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é. Em Ordem, os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizarem alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixarão a humanidade em vias de extinção. Hugh Howey apresenta aos leitores um mundo pós-apocalíptico, com os poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo. A narrativa torna-se claustrofóbica e contrita à medida que a humanidade é forçada a viver no silo e a tomar medicamentos que a fazem esquecer a destruição infligida aos amigos e parentes. Ao contar uma história que se passa em um futuro bem próximo, Howey cria um apocalipse totalmente convincente e, à medida que revela as camadas de seu mundo distópico, pavimentando o caminho para a sequência da série, “Legado”.

CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

“Ordem” é o segundo livro da trilogia Silo e dará aos leitores as respostas sobre o que aconteceu ao mundo que fez com que as pessoas fossem viver em silos. Primeiramente é bom deixar claro que “Ordem” não é uma continuação dos eventos de “Silo” e sim seu antecessor. O livro é dividido em três partes: Primeiro Turno – Legado; Segundo Turno – Ordem e Terceiro Turno – Pacto. Os termos Legado e Ordem foram mencionados inúmeras vezes em “Silo” e após as explicações, tudo ficou claro.

Primeiro turno foca principalmente em dois momentos: o ano de 2049 e o ano de 2110. Os capítulos dos dois períodos vão se alternando, e o leitor acompanha a trajetória de Donald e Troy.

Ano de 2049 em Washington D. C. – Donald Keene é um jovem deputado que foi recentemente eleito pelo estado da Geórgia. Idealista, acredita que pode fazer a diferença e por isso largou a formação de arquitetura para dedicar-se ao povo. Sua candidatura ganhou um forte apoio, o do senador Thurman, um amigo da família que é uma lenda em Washington. Um dia Thurman aborda Donald com um projeto secreto referente a instalações de usinas nucleares. Sem entrar muito em detalhes, o senador explica que cada indivíduo do projeto irá receber uma parte das informações relacionadas as suas funções, mas que não devem trocar informações com outras pessoas envolvidas no projeto ou com terceiros. Por conta de sua formação, Donald fica responsável por criar um ambiente seguro aos trabalhadores. Anna, filha do senador também está envolvida no projeto e terá um grande papel não apenas no projeto quanto na vida pessoal de Donald, já que ela é sua ex-namorada e motivo de alguns conflitos de Donald com a esposa.

Ano 2110 – Silo 1 – O Silo 1 é responsável pela manutenção de todos os demais silos; seus habitantes trabalham em turnos, onde ficam alguns meses acordados e depois vão para o congelamento, o que permite que eles vivam uma vida muito longíqua. O problema é que toda vez que eles despertam, suas lembranças não existem. Eles não sabem quem eram ou quem conheciam, nem mesmo o que faziam. O treinamento foi eficaz e explicou tudo o que eles precisavam saber, inclusive suas novas funções. Troy desperta pela primeira vez e subitamente é promovido para supervisionar os demais silos. Confuso e com a sensação de que algo importante foi esquecido, sua história vai sendo contada através de pequenos fragmentos.

Segundo turno – Da mesma forma que a primeira parte, seus capítulos vão alternando entre dois locais e tempos. Nesse caso, temos o Silo 1 dois anos depois dos acontecimentos do primeiro turno e o Silo 18, no momento do seu grande levante.

Ano 2212 – Silo 1 – Troy está lidando com as consequências de seus atos e ao mesmo tempo lutando contra o sistema. Forças poderosas vão tentar impedí-lo e finalmente, ele terá noção do que realmente é a Ordem e o Legado.

Silo 18 – Mission Jones é um jovem que começa a observar o funcionamento do silo de forma diferente da recomendada. Percebendo a tensão que percorre o local, ele será uma das testemunhas sobre o terrível levante que está para acontecer…

Em o Terceiro Turno, temos o Silo 1 no ano de 2345 e o Silo 17 no ano de 2312.

Ano 2345 – Silo 1 – Muitos anos se passaram desde que as primeiras revelações foram feitas. Agora é hora da ação!

Ano 2312 – Silo 17 – O Silo 17 é o Silo do Jimmy/Solo do primeiro livro. Nessa terceira parte de “Ordem” temos toda a história do Jimmy, desde o momento em que aconteceu a rebelião até os anos que se passaram e Jules o encontra. 

Até o momento a série está sendo de tirar o fôlego. O autor inseriu muitos detalhes que tornam a situação realística e a leitura viciante. Apesar da ordem “trocada” dos livros, a forma como foram colocadas situações aparentemente aleatórias intercaladas deixou o final perfeito, pois quando realizamos as conexões em cada Silo/Personagem ficamos de boca aberta. 

ISBN-13: 9788580576818
ISBN-10: 8580576814
Ano: 2015
Páginas: 512
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5
Confiram a resenha de “Silo” – Livro 01 – clique aqui

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *