08outubro2016

[Resenha] Legado – Silo # 3 – Hugh Howey

legado-silo-3-hugh-howey-viaje-na-leitura

Sinopse – SILO apresentou o abrigo e seus habitantes. ORDEM contou a história de sua formação.  LEGADO relata sua ruína. A batalha pelo Silo já foi vencida. A guerra pela humanidade só está começando. É um tempo em que, para sobreviver, os humanos precisam se manter em cidades subterrâneas, aprisionados, sem ligação com o mundo lá fora. Esse é o universo de Silo, a série de ficção científica e fantasia escrita por Hugh Howey.  Juliette, uma operária nascida nos subterrâneos, é a heroína da trama apocalíptica. Em Legado, ela se torna prefeita do Silo 18, que está se recuperando de uma rebelião. Seu governo encontra grande resistência por causa da controversa escavação para resgatar os supostos sobreviventes do Silo 17, uma empreitada vista com desconfiança que está espalhando o medo entre os moradores do Silo 18. Como se isso não fosse um desafio grande o bastante, Juliette também recebe transmissões de Donald, a voz que alega ser líder do Silo 1 e está disposta a ajudar — mas também é capaz de fazer ameaças horríveis. Talvez Donald não seja o monstro que Juliette vê. Quem sabe ele não é a peça-chave para a salvação de toda a espécie humana? Mas será que ainda há tempo?  No último volume da série Silo, as escolhas de Donald e Juliette podem mudar o mundo… ou extingui-lo de vez.

CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

“Legado” é o terceiro e último livro da trilogia “Silo” e retorna com a história do Silo 18 e Jules. Jules foi a única pessoa a voltar do mundo exterior, e com ela trouxe a informação de que existem outros silos e de que tudo o que eles achavam que sabiam é uma mentira. O Silo 18 sofreu um levante enquanto Jules estava no mundo exterior e muitas vidas foram perdidas, assim como grandes problemas estruturais. A população está dividida entre seguir ou não a orientação de Jules, mas ela foi eleita a prefeita e tem planos revolucionários. Um deles é resgatar Jimmy/Solo e as crianças do Silo 17. O outro é encarar de frente o poderoso Silo 1…

Como a sinopse explica, agora há uma relação entre os acontecimentos do livro 01 e 02 e Donald e Jules serão responsáveis por guiar os sobreviventes a um novo legado. Jules não confia em Donald, uma voz que se diz amiga. Afinal de contas, ela já passou por maus bocados graças a intervenção do pessoal do Silo 01 e não tem motivos para crer nessa mão estendida.

Em um momento tão conflituoso, onde as crenças estão abaladas, o autor aborda a religiosidade na obra. Observamos isso através dos discursos do Padre Wendel e suas atitudes extremas e a forma como algumas pessoas agem.

Um dos grandes destaques do livro é o amadurecimento nítido de Jimmy. Se no primeiro livro ele era um personagem traumatizado, que emocionalmente estava preso a sua imagem de adolescente, agora é um homem feito que irá defender com unhas e dentes aqueles que considera sua família. 

O autor utilizou muito bem os personagens apresentados nos livros anteriores, designiando um papel para cada um em determinado momento da ação e esse foi outro destaque. Muitas vezes ficamos perdidos em meio de tantos personagens, mas nessa trilogia, o aproveitamente deles foi completo.

Jules é uma protagonista que continua agradando. Ela deixa claro que não sabe o que está fazendo e que com certeza irá cometer erros ao mesmo tempo em que está farta de ser manipulada e ter alguém controlando sua vida. Lukas continua fofo, sendo o apoio de Jules quando ela precisa e sendo um líder nas horas em que o povo necessita. A dinâmica dos dois tem um bom equilíbrio e os momentos pessoais são balanceados com os momentos do bem maior.

Donald, Charlotte e Thurman tem sua própria batalha no Silo 1. Donald está determinado a corrigir os erros do passado e cansado de observar Thurman usar os outros como marionetes. Charlotte, que inicialmente não tinha muito destaque, ganha espaço nesse livro.

O enredo foi muito bem desenvolvido; há uma coesão no cenário e uma lógica dos acontecimentos. O leitor pode esperar muitas lutas, perdas, reviravoltas e um final espetacular!

ISBN-13: 9788580579413
ISBN-10: 8580579414
Ano: 2016
Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5
Confiram a resenha de Silo – Livro 01 – clique aqui
Confiram a resenha de Ordem – Livro 02 – resenha

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *