28outubro2016

[Resenha] Clube da Luta 1 e 2 – Chuck Palahniuk

 

clube-da-luta-chuck-palahniuk-viaje-na-leitura

 

clube-da-luta-1-chuck-palahniuk-viaje-na-leitura

Sinopse – Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, Por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.

A trama é narrada em primeira pessoa, por um protagonista que sofre de insônia e se junta a um grupo de apoio para pessoas muito doentes. Ficar lá sentando ouvindo o relato de pessoas em situações terríveis faz com que esse protagonista se sinta bem com sua situação. Lá ele conhece Marla, outra pessoa que participa desse grupo com as mesmas intenções do que ele. O protagonista sente-se preso a uma vida estagnada e consumista até o momento em que conhece Tyler. Tyler sugere que eles lutem para descontar suas frustrações e assim, torna-se o fundador do Clube da Luta, um lugar que reúne outros homens que estão passando por problemas existenciais e que tem problemas com a sociedade em que vive. 

Os primeiros capítulos são recheados de situações malucas, que a princípio não parecem fazer sentido. Porém, conforme os capítulos avançam percebemos a genialidade da obra com personagens tão ricos e complexos que tornam-se indispensáveis. Marla é uma personagem sagaz que sabe como alfinetar alguém e extrair o que a pessoa tem de pior em seu âmago. Tyler por sua vez é carismático e conquista a todos com sua personalidade explosiva e discurso inflamado. O narrador vai abrindo sua personalidade ao leitor conforme passa a interagir com os demais personagens e no final, demonstra suas verdadeiras cores.

Um livro incrível com uma proposta inteligente. Personagens carismáticos, malucos e verdadeiros.

“Temos meio que um triângulo amoroso rolando aqui. Eu quero Tyler. Tyler quer Marla. Marla me quer”. (p. 13)

ISBN-13: 9788580444490
ISBN-10: 8580444497
Ano: 2012
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: LeYa Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

clube-da-luta-2-chuck-palahniuk-viaje-na-leitura

Sinopse – Alguns amigos imaginários nunca vão embora… Vamos juntos quebrar a regra número um do Clube da Luta. Tyler Durden está de volta. Agora, ele já é pai de família. A continuação do clássico de Palahniuk surge num formato inovador: em HQ. A história se passa nove anos depois do final do primeiro livro. O casal de protagonistas, que leva uma existência aparentemente normal, mais uma vez terá de rever alguns amigos imaginários que nunca foram embora. Só que agora as consequências podem fugir ainda mais do controle. Comemorando vinte anos da publicação do livro Clube da Luta, Chuck e o aclamado ilustrador Cameron Stewart se juntaram para criar o que já se tornou uma das mais aguardadas HQs da história: o retorno de Tyler Durden.

6

“Clube da Luta 2” é um HQ cuja história se passa dez anos depois dos acontecimentos do primeiro livro. O nosso narrador oculto aqui é chamado de Sebastian e tem uma vida pacata. Sim, após o surto psicótico que ele teve, começou a tomar a medicação e nunca mais a largou. Só que as coisas não andam muito bem para ele. Sebastian vive anestesiado, pois a medicação o deixa como um zumbi. Marla, sua esposa, voltou a frequentar um grupo de apoio para outra doença que ela não tem e desabafa o quanto está saturada com o seu marido e o casamento, mas a maior das confissões é a de que anda trocando os remédios de Sebastian por aspirina, pois deseja arduamente os tempos de adrenalina com Tyler.

3

Além disso, Tyler anda passeando pelo mundo graças as sessões de hipnose do médico de Sebastian, que está alheio a tudo isso. Ou não? A história começa a fluir quando a casa de Sebastian e Marla é incendiada e seu filho Junior, de nove anos de idade, é dado como morto. Pouco tempo depois, sabe-se que Junior está vivo e que Tyler é o mandante dessa confusão. Chegou o momento de Sebastian soltar as rédeas de sua vida e mergulhar na loucura de Tyler!

4

Apesar de ser incrível podermos acompanhar a história do Tyler/Sebastian depois de tantos anos, o enredo do HQ deixa a desejar. Não há muitas novidades sobre os objetivos dos personagens e essa previsibilidade, porém é interessante ressaltar a dinâmica Tyler/ Sebastian. O autor nos coloca para refletir a verdadeira dominância das personalidades e a importância da representação de Tyler na história da família de Sebastian.

Marla destaca-se também no livro, por sua própria personalidade viciada em adrenalina e necessidade de ser o centro das atenções. Afinal de contas, ela é também responsável pelo retorno de Tyler.

ISBN-13: 9788544104378
ISBN-10: 8544104371
Ano: 2016
Páginas: 280
Idioma: português
Editora: LeYa
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

 

 

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *