14setembro2016

[Resenha] Novamente Você – Juliana Parrini

novamente-voce-juliana-parrini-viaje-na-leituraSinopse – Maria Rita foi embora para nunca mais voltar. Deixou para trás o marido, os pais, as irmãs e uma vida de pobreza em uma cidade pequena da qual sempre quis sair. Doze anos depois, ela volta como partiu: sem maiores explicações. Mas agora Maria Rita é a sofisticada Miah, acostumada ao glamour e à vida superficial de Hollywood. Ao chegar, ela se dá conta de que não foi a única que mudou: seu ex-marido, Leonardo Júnior, agora é um homem bem-sucedido, diferente do caiçara com quem ela se casou ainda muito jovem. Empresário de sucesso, Léo parece ter superado o trauma de ser abandonado pelo grande amor de sua vida, até que reencontra a mulher que pensou que nunca mais veria. Apesar da mágoa, ele não consegue deixar de ter vislumbres de sua Maria Rita sob a pele da arrogante Miah. E resistir à antiga paixão será o maior desafio que já enfrentou.

A trama é narrada em primeira pessoa pelos protagonistas Maria Rita/Miah e Leonardo Júnior. A trama começa com Miah retornando à Vila do Abraão, na ilha grande. Um lugar que ela prometeu nunca mais pisar. Porém, as circunstâncias são outras. Miah agora é uma mulher de classe, que veste roupas caras e portasse como uma lady. Não se parece em nada com a moça simplória que abandonou os pais e o marido.

Leonardo Júnior nunca foi um homem de grandes ambições. Ele estava feliz com o casamento, a vida de pescador e o dia a dia simples. Quando Maria Rita o abandona ele mergulha no trabalho e prospera. Agora é dono da pousada local e ainda tem outros empreendimentos. Apesar de jovem, bonito e bem sucedido, os relacionamentos em que se envolve são superficiais, pois agora tem outras responsabilidades, como cuidar de um sobrinho de 10 anos de idade e tirar do coração sua ex-esposa.

A recepção dos habitantes da Vila Abrahão não é das melhores. Todos acreditam que Miah é uma mulher ingrata que não deu valor ao que tinha. Mas será que a fuga de Miah não teria outros motivos? 

Enquanto volta a se adaptar a vida no local, Miah volta a ser Maria Rita, a jovem que sorri, se dedica e vive com mais simplicidade e alegria. Mas nem tudo são flores. A adaptação não é fácil e a falta de apoio, principalmente por conta de dona Amélia, sua mãe e sua irmã Maria Eduarda são grandes obstáculos na vida da jovem.

A trama envolve vários temas como a violência, o alcoolismo, traições, relacionamentos, amor fraternal e amor romântico. Os personagens são bem construídos. Seus pensamentos são nítidos, suas inseguranças perceptíveis e o crescimento pessoal dos protagonistas é palpável.

Outros personagens vão ganhando destaque no livro, como Juan, o melhor amigo de Leonardo Júnior e um mulherengo nato; Maria Flor, a irmã mais nova e meiga de Maria Rita, Téo, o sobrinho hilário de Leonardo Júnior e Carina e sua família.

Maria Rita inicialmente se porta como se fosse da realeza. Sua arrogância é detestável e ganhou merecidamente o apelido “Maria Irrita” dado por Téo. Quando ela desce do salto e toma um choque de realidade, começa a apreciar os pequenos atos e a pensar no impacto que causou em todos com sua fuga há doze anos atrás. 

Leonardo não sabe se chacoalha ou beija Maria Rita. Ele não teve um desfecho emocional do seu casamento e revê-la após tanto tempo é um choque tremendo. Apesar disso, ele é gentil e tenta oferecer ajuda, ainda que os dois troquem farpas por todo o caminho.

Uma história deliciosa, com personagens carismáticos e marcantes.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é bonita e combina muito com a trama.

ISBN-13: 9788556510136
ISBN-10: 8556510132
Ano: 2016
Páginas: 237
Editora: Suma de Letras
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Carol Durães
Carol Durães

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *