27junho2016

[Resenha] O Império Final – Mistborn: Nascidos da Bruma # 1 – Brandon Sanderson

Sinopse – O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.


A trama é narrada em terceira pessoa pela perspectiva de dois personagens: Kelsier e Vin. A premissa do livro é diferente. Conforme a sinopse explica, houve uma grande batalha entre o bem e o mal, e o herói perdeu, fazendo com que o mal prevalecesse por mais de mil anos.
Agora o mundo é dividido entre nobres e skaas. Os skaas são a classe oprimida da trama. São escravizados tanto pelos nobres quanto pelo Soberano, o imperador tirano que controla o mundo nesses últimos mil anos. 
É nesse contexto que surge Kelsier, um ex-líder de uma gangue de ladrões skaa. A primeira vista, é um personagem descontraído ao extremo e que não leva a sério sua própria vida, mas conforme a leitura se aprofunda, observamos que esse personagem é repleto de cicatrizes emocionais profundas. Após alguns acontecimentos impactantes em sua vida, ele descobre possuir poderes de um Nascido da Bruma, uma magia proibida. Vin é uma mestiça, filha de nobre com uma skaa, que teve seu destino definido por conta dos seus progenitores. Vin é uma sobrevivente. Suas condições de vida são precárias e conta apenas com Reen, seu irmão, que a ensinou a desconfiar de tudo e de todos.
Os caminhos de Kelsier e Vin se cruzam e os dois irão descobrir que tem muito em comum, como o fato de ambos serem Nascidos da Bruma.
Brandon Sanderson criou uma trama fantástica em “O Império Final”. As descrições são inebriantes, os personagens são complexos e densos e os detalhes e particularidades do enredo são de tirar o fôlego.
Os personagens secundários ganham seus próprios momentos no livro e vão se apresentando de forma que o leitor não consiga esquecê-los. 
Vin e Kelsier são personagens perfeitamente imperfeitos e totalmente apaixonantes. A leitura é dinâmica e fluida e desde a primeira página a obra é enriquecedora.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excepcional. A capa é fantástica e combina muito bem com o enredo.
ISBN-13: 9788580448641
ISBN-10: 8580448646
Ano: 2014
Páginas: 608
Idioma: português 
Editora: LeYa Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 

Categorias:Outros
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *