12janeiro2014

Resenha: “De Volta aos Quinze” – Meu Primeiro Blog – Vol. 1 – Bruna Vieira

Sinopse “Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.”


Minha opinião –
Quem nunca desejou voltar ao passado e mudar uma situação? Pode ser um detalhe bobo, uma frase que não deveria ter sido dita ou uma frase que não teve coragem de dizer. Todos nós já pensamos nessa possibilidade. “E se….” participa de várias frases dos nossos imaginários. Anita consegue realizar essa proeza. A trama tem início em fevereiro de 2015 e é narrada em primeira pessoa por Anita; uma mulher de 30 anos que não está feliz com a sua vida. Formada em administração, mas trabalha como secretaria, sente-se frustrada na vida profissional. Sente sempre que decepciona seus familiares, tendo em alguns momentos atitudes um pouco depressivas.

É em uma viagem para Imperatriz – MG para participar do casamento de sua irmã Luiza que a sua vida toma um novo rumo. Alguns acontecimentos envolvendo sua prima Carolina e o marido dela Eduardo começam a fazer com que Anita pense “E se….”

O livro é totalmente voltado para o público juvenil e tem uma linguagem simples, dinâmica e fluida. Graças a escrita da autora a leitura é rápida e descontraída.

O principal problema do livro está exatamente na construção da protagonista. Anita apesar de ter 30 anos, têm atitudes de uma adolescente (antes mesmo de voltar no tempo), sua personalidade é um pouco deprimente, pois passa a maior parte do livro reclamando da vida ao invés de procurar pelos aspectos positivos. Faltou carisma.

Henrique, o melhor amigo dela, é um personagem cativante com seu jeito discreto e apaixonado. Sua irmã Luiza e sua prima Carolina são presença constantes no livro, mas não são personagens secundários que prendem o leitor ou fazem com que fiquemos torcendo por elas. Suas personalidades são um pouco rasas demais, pelo menos nesse primeiro livro.

A série tem todos os elementos para ser um sucesso, falta apenas um pouco mais de amadurecimento e consistência na trama. Para os fãs da literatura juvenil, vale a pena dar um conferida, pois existem elementos divertidos e descontraídos no livro.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é bem menininha e combina bastante com a história.

“Todos os dias o ciclo se repete, às vezes com mais rapidez, outras mais lentamente. E eu me pergunto se viver não será essa espécie de ciranda de sentimentos que se sucedem e se sucedem e deixam sempre sede no fim”. (p. 168)

Edição: 1
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582350799
Ano: 2013
Páginas: 224
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 3/5

Categorias:Outros
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Dany janeiro 12, 2014

    Eu meio que quero e não quero ler o livro. Fico nesse impasse pois tenho minhas dúvidas seu vou ou não curtia história.
    Beijos.

    • carolinaduraes janeiro 13, 2014

      Oi Dany, tudo bem?
      Quando estamos na incerteza em relação a um livro, o melhor é ler mesmo rs.
      Venha nos contar o que achou do livro, quando terminar a leitura ok?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

  • K a a h janeiro 12, 2014

    Eu to com esse livro pra chegar e confesso, muito anciosa pra ler, uma vez que foi escrito por uma das minhas blogueiras favoritas, espero ter também uma visão positiva do livro 🙂

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    • carolinaduraes janeiro 13, 2014

      Oi Kaah, tudo bem com você?
      Espero que você se divirta bastante com a leitura! Quando puder, venha nos contar o que achou do livro ok?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

  • Oliveira janeiro 12, 2014

    Pensava que esse livro fosse diferente, é uma pena quando a protagonista ou os personagens do livro não são carismáticos.

    • carolinaduraes janeiro 13, 2014

      Oi Oliveira, tudo bem com você?
      Pois é, a protagonista não me convenceu, mas pode ser que quando você realizar a leitura, tenha uma opinião diferente.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

  • Oliveira janeiro 12, 2014

    Não pensava que esse livro fosse dessa forma, uma pensa quando a protagonista ou personagens secundarios não são cativantes.

  • Ariádne Tamires janeiro 13, 2014

    Esse livro parece ser uma graça! *-*
    A editora caprichou muito mais nesse do que no antig, mas acredito que nào irir gostar do livro em si…
    Mas adorei sua resenha!

    beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    • carolinaduraes janeiro 18, 2014

      Oi Ariádne, tudo bem?
      O livro é uma graça mesmo, e a editora realmente caprichou. Teve muito cuidado com os detalhes e o deixou incrível.
      Bjkas