09dezembro2011

Pedro e os Lobos – João Roberto Laque


Livro: Pedro e os Lobos 
Autor: João Roberto Laque
Editora: Ava Editorial
Categoria: História | Biografia | Literatura Nacional
ISBN: 9788591053704
Páginas: 640
Lançamento: 2010
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

Compre Aqui

Sinopse: 

Pedro e os Lobos é um livro ágil, de capítulos curtos e texto empolgante, escrito pelo jornalista João Roberto Laque. Em suas 640 páginas ele leva em paralelo duas histórias: A primeira é a saga do ex-sargento da Força Pública paulista Pedro Lobo de Oliveira – e de seus colegas de metralha – onde se vê a ascensão e queda dos grupos armados que enfrentaram a ditadura militar durante os Anos de Chumbo no Brasil. Em paralelo corre a agitação da “grande política” da época, desde a renúncia do presidente Jânio Quadros, a questão da posse de João Goulart e todos os governos militares. Pelo livro desfilam todos os personagens que marcaram presença na luta contra os militares aboletados no poder a partir de abril de 1964 por força das baionetas. Além do legendário Luís Carlos Prestes, estão ali o capitão Carlos Lamarca, o ex-governador Leonel Brizola, o ex-deputado Carlos Marighella, o líder do PC do B João Amazonas e todos aqueles que, com ações arrojadas, empreenderam movimentos de guerrilha no Brasil. É um ótimo livro para quem quer conhecer a História recente do Brasil que não vem nos livros de História, o “outro lado” como dizem os jornalistas. 


Pedro nasceu em uma família pobre, na Serra do Mar Paulista, na infância ajudava os pais na plantação e aprontava por aí, fato que lhe rendeu bons castigos físicos por parte do pai. Trabalhou em uma plantação de banana, como servente de pedreiro, metalúrgico até entrar para a Força Pública, atualmente a Polícia Militar.

Abraçou as ideias socialistas e começou a participar ativamente da luta contra o regime militar instalado no Brasil. Foi preso, torturado, conheceu e conviveu com figuras simbólicas da época. Foi banido do país, mas com a anistia pode voltar e agora João Roberto Laque nos conta sua história e a do país.

Quando recebi o livro, jurava que era dois, afinal são 640 páginas! Demorei um mês para ler, e não foi por enrolar, foi por falta de tempo mesmo.  Mas não se espante com o tamanho, pois a leitura não é cansativa e nos instiga cada vez mais a ler e descobrir um pouco mais sobre essa época e o que aconteceu naquele tempo, o passado obscuro do país.

Pedro e os Lobos é um livro de valor histórico imenso. A história do Brasil, quer dizer uma parte dela, contada por quem fez parte dela. Os anos de chumbo, o golpe militar, as torturas, as revoltas e um pouco mais. Está tudo aqui, de Jânio Quadros a Sarney, mesclado com a história de vida de Pedro Lobo de Oliveira.

João Roberto Laque fez um excelente trabalho. Imagino a pesquisa imensa feita para chegar a esse resultado. O livro é contado em 3º pessoa e em algumas partes é o próprio Pedro que conta.  Capítulos curtos, iniciados com poemas, trechos de livros, frases marcantes, e de valor histórico. Há algumas imagens, recortes de jornais, charges e outros tipos que ilustram o livro.  Fora que o livro incentiva você a pesquisar, vou querer ler todos os livros utilizados (uma bibliografia de quatro páginas).

Curso jornalismo e no final do curso, teremos que produzir um TCC, um Trabalho de Conclusão de Curso que pode ser um livro, um documentário, uma revista e várias outras opções. Um tema decorrente e muito usado é esse e foi justamente por causa disso que nesse ano eu tive um imenso contato com o tema. O livro só acrescentou mais e podem ter certeza que me ajudará no futuro.

Entrem no site e leia 19 capítulos que o autor escolheu: http://www.pedroeoslobos.com/


Categorias:Outros, Resenhas
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Raquel Pereira dezembro 10, 2011

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    Mas acho que a história fica mt mais interessante qd contada por alguem que viveu os fatos. A resenha ficou mt interessante e fiquei com mt vontade de ler o livro.

    Bjok

  • Nattacha dezembro 10, 2011

    Hmmm, esse tipo de leitura não faz meu tipo não…. mais pode ser que leria para ter mas conhecimento sobre a história do nosso país 😛
    Com certeza para quem é fã de coisas históricas assim vai amar esse livro, ainda mais com suas seissentas e tantas paginas né 😛
    Parabéns pela resenha, não conhecia o livro, mais se precisar de algo assim com certeza já tenho uma referencia!
    Beijinhos :*

  • Talita Silva dezembro 10, 2011

    Pra quem gosta do gênero, o livro me parece bem interessante, mas não é minha praia, prefiro outros gêneros. Adorei a resenha.

  • Suellen dezembro 12, 2011

    Gostei da resenha e por incrível que pareça tem um pouco da nossa história está ai um livro que talvez eu leria.

    Não pelos números de páginas, mas para saber como era aquela época. Boa resenha.

    =d

  • leitoracompulsiva dezembro 12, 2011

    Oi Andressa,
    A história pareceu bem interessante, mas não é um livro para mim no momento!! Estou fugindo de livros grandes!! hehehe
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva