02dezembro2011

Cultivados – Rodrigo Baptista


Livro: Cultivados 
Autor: Rodrigo Baptista
Editora: Subtítulo
Categoria: Ficção Científica | Literatura Nacional
ISBN: 9788561843380
Páginas: 172
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ 

Compre Aqui

Sinopse: 

Esqueça a Terra como você conhece. A paisagem, os sons, os mares, as florestas, os animais, os seres humanos… Nada mais é como você imagina. Após uma série de eventos catastróficos que assolaram o planeta, a humanidade teve que se reinventar para poder sobreviver. E essas novas regras são o pilar de uma nova sociedade. Menos humana. Menos reflexiva. Mais egoísta. “Visualizar os fatos os tornava muito mais próximos, factíveis. Era diferente de simplesmente ouvir e continuar seguindo a vida normalmente, ignorando as atrocidades – no fundo ela sabia que esse incidente fora apenas mais um dentre tantos outros que nunca viriam a público oficialmente. Desde criança ouvira boatos sobre a Redoma, com episódios semelhantes, mas nenhum com essa magnitude. Nunca eram confirmados, e com o tempo a massa esquecia, ou ignorava tudo. O próprio conceito da existência da Redoma – essencial para a sobrevivência de Domi – era algo distante, sem implicações na consciência dos cidadãos. Fechavam os olhos para a realidade que os sustentava, ignorando o seu significado sádico.”

         Imagine se tudo na terra acabasse. Os animais e as plantações morressem, as florestas desaparecessem, o oxigênio faltasse!! Desesperador não?
                  Em Cultivados vemos que sem explicações e aviso prévio o mundo que hoje conhecemos (e que nem de longe é bem tratado) definha totalmente. Mas como os seres humanos vão viver? É construído Domi onde os poucos que sobreviveram passam a morar.
A sociedade teve que se reinventar, mudar seus valores e buscar uma maneira de sobreviver nem que isso custe a vida de outras pessoas.

“Somos o corpo régio, o esplendor longevo!”

             Apesar de gosta de Ficção–Cientifica, esse é o primeiro livro do tipo que eu leio (fim-do-mundo). Gostei bastante vou procurar mais que seguem a mesma linha. O livro é pequeno, 172 páginas e enquanto as revelações do livro estavam sendo feitas eu pensei que de maneira nenhuma daria para concluir a estória com o tanto de página que faltava.
           Engano meus caros leitores, Rodrigo Baptista soube finalizar o livro muito bem. O livro aborda uma questão um tanto quanto polêmica: É válido sacrificar as vidas de alguns para salvar de outros? E olha eu fiquei pensando muito sobre isso e o que eu faria no lugar, só tenho certeza que não faria a mesma coisa, mas no fim não cheguei em nenhuma conclusão concreta e coerente.
           Aconselho para quem tenha estômago forte, as revelações por assim dizer são chocantes, se bem que se você prestar atenção vai entender o grande dilema do livro logo no ínicio.
É nessas horas que você põe a prova o caráter das pessoas. E esse pessoal de Domi faz de tudo pela sobrevivência usando métodos nada convencionais.
         Não vou falar mais nada senão vou entregar o livro :P.
         Dei três estrelas porque acho que faltou algo, mas não consegui identificar o quê.

Cultivados é um dos lançamentos do selo Subtítulo da Oficina de Livros. É o primeiro blog que de entrou de fato no mercado editorial. Além de Cultivados possui mais outros dois títulos lançados. Veja no site:  http://www.subtitulo.com.br/

Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).

Categorias:Outros, Resenhas
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • - LoolaB dezembro 4, 2011

    Acho que o nome não condiz com a capa, em primeiro lugar. Logo que olhei achei que era um livro de.. sei lá do que, mas não achei que fosse literatura "comum".
    Não sou fã de livros assim, e sei lá, ele não chamou muito a minha atenção não.

    Beijinhos,
    @pirulitolimao

  • heder jobbins dezembro 4, 2011

    literatura nacional, temos que ler de vez em quando! ficção científica não é meu gênero preferido, mas suspense é! eu me interessei pelo livro!

  • Ao ler o nome do livro, sinopse e resenha fiquei bem confusa, são mtas contradições.
    Tbm estou nessa fase apocalíptica…rs

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #1.48 – Sem. 28/nov a 03/dez http://bit.ly/uIb1YU

  • Raquel Pereira dezembro 4, 2011

    Ainda não tinha ouvido falar nada sobre esse livro.
    mas o tema parece bem interessante sim.
    É uma situação até dificil de imaginar.
    Fiquei com vontade de ler.

    Bjok

  • Nattacha dezembro 5, 2011

    Bem acho que eles só deveriam melhorar um pouco essa capa, sei lá acho que não mostra o que o livro tem a apresentar para os leitores!
    Adooorei Ficcão assim, e como você antes desse livro, também não li nada ainda assim que fale do fim do mundo! E eu fiquei realmente curiosa para saber como o autor conseguiu por inicio meio e fim neste livro em menos de 200 paginas :O como assim? 😛
    Adorei sua resenha, e com certezavou procurar esse livro para ler!
    :*

  • Anne Viana dezembro 6, 2011

    me interessei bastante por ele…só a capa não me conquistou um pc..mas estou nessa fase de "catastofre" vou procurar adquirir o livro =]

  • Mari Sampaio janeiro 3, 2012

    Oi!! Ah, não estou no momento literário para ler esse tipo de livro, mas vou anotar a dica!

    Beijos, Andressa!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel