27Abril2011

Uma Estranha Simetria – Audrey Niffenegger

Livro: Uma Estranha Simetria
Autor: Audrey Niffenegger
Editora: Suma de Letras
Categoria: Literatura Internacional / Ficção / Suspense
ISBN: 9788560280797
Páginas: 360
Lançamento: 04/03/2011

SaraivaCulturaPesquise preços

“Depois de uma elogiada estréia literária, Audrey Niffenegger escreve em seu segundo romance sobre a relação entre irmãos gêmeos. A história de Uma estranha simetria, gira em torno da morte de Elspeth Noblin, que transforma-se em um fantasma. “Elspeth se torna um fantasma porque, ao morrer, ela se recusa a ir embora. É essencialmente a sua própria vontade que a mantém aqui. O que eu deixo um pouco no ar é o quão sincera ela está sendo. Ao longo do livro é a sua extrema força de vontade que faz tudo acontecer”, explica a autora (…)”

Quando soube do lançamento de Uma Estranha Simetria, fiquei eufórica, tive certeza de que a narração, o jeito de narrar da autora e principalmente pela história como li em “A mulher do Viajante no tempo” seria maravilhosa, mas confesso, esse livro é totalmente o oposto do primeiro livro da autora. Vou contar-lhes um pouco do que se passa na história apresentada pela autora:

        Edie e Elspeth são irmãs gêmeas que já não de veem há muitos anos, elas por algums motivo que só saberemos no final do livro deixaram de se ver e de ser unidas como um dia já foram. Edie está em sua casa com o marido e suas filhas gêmeas: Julia e Valentina, quando recebe a notícia da morte de sua irmã Elspeth que apesar dos quarenta e poucos anos fora levada da vida pela doença terrível do câncer. Em seu testamento Elspeth estipula que seu apartamento e uma conta razoável seja de suas duas sobrinhas, com a única condição de que elas morem por um ano no apartamento, e após esse prazo poderão afzer o que quiserem com ele, vender etc.
        Como Julia e Valentina já são maiores de idade, tem 20 anos, elas aceitam a condição mesmo com a incerteza da mãe e vão para lá cumprir com o contrato estipulado no testamento, as duas são de temperamentos completamente diferentes, Julia é mandona, mimada e mantém Valentina em seu encalce. Já Valentina é meiga, amorosa e submissa pela irmã. O que elas não esperavam eram encontrar com vizinhos estranhos, um deles é obsessivo e tem mania por limpeza, seus banhos duram horas, cada centímetro da casa é limpado muitas e muitas vezes e por isso fora abandonado pela mulher, Julia se simpatiza por ele.
        Já quem tem abalado o coração de Valentina é o viúvo de Elspeth, marido de sua tia. Mas o incrivel, o inesperado é que somente ela, Valentina, consegue enxergar sua tia como uma névoa morando no apartamento em que doara para elas. Surreal? Sinistro? Cabe a você, caro leitor, descobrir.

        A narrativa nos prende e chama a atenção, tanto que li o livro rapidamente, mas a história, na minha visão, além de ser inconcebível, deixou a desejar e muito, muitas vezes me senti excluida dos pensamentos da autora, o que ela quis transmitir? E o final? Decepcionante. O problema acho que foi, eu esperar demais, criar expectativas, e no final terminar por me decepcionar com tanta falta de contexto, de sentido, de centralização na história. Recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões, afinal, livros são como personalidades, diferentes e do jeitinho de cada um.

P.S Quero agradecer à Editora Suma de Letras pelo exemplar do livro e pela oportunidade de dar minha opinião sincera acerca do mesmo. Valeu Halime!

Categorias:Outros, Resenhas
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Caline Abril 27, 2011

    Oi Thais, adorei sua resenha super sincera, você não gostou e ponto. O interessante é que eu li vários blogs por ai que receberam o livro como cortesia e que fizeram a resenha pisando em casca de ovos.
    Dava pra sentir que eles não haviam gostado, mas mesmo assim douraram a pilula. Desse jeito agente nunca sabe quando um livro vale a pena ou não.

    Adorei o post.
    Xero.
    Caline (Mundo de Papel)

  • Eliane Porto Abril 27, 2011

    Bom… acho que eu tenho que concordar com você quando disse que "livros são como personalidades, diferentes e do jeitinho de cada um"! Já indiquei alguns livros a pessoas que não gostaram como eu gostei, e vice-versa.

    O livro parece abordar uma os aspectos dos relacionamentos entre as filhas da Edie, e a presença do fantasma da Elspeth. Quando eu li que se tratava de irmãs gêmeas, achei que a história giraria em torno da Edie e Elspeth, mas não parece ser bem assim.

    Parece um livro bastante intrigante, e com um toque de mistério (por não sabermos o motivo da presença de um fantasma)… e acho que merece atenção, sim! Só espero que eu também não me decepcione! 🙂

    @madchenmeroko

  • Miss Carbono Abril 27, 2011

    Já li várias resenhas sobre esse livro e ainda não consegui saber "qual é a dele". Não sei se leria mas acho que devo, para ter uma opinião sobre ele =)

    teh mais

  • Thais (Viaje na Leitura) Abril 27, 2011

    Caline e Eliane,

    Obrigada pela opinião de vocês! Sim, também já li livros que amei e que muita gente leu e não gostou, afinal livros são feitos para todos os gostos, e como eu adorei o primeiro livro da autora, me apoiei no mesmo rs
    E a narração como eu disse é cativante, mas a história é que não me convenceu!

    Bjs

  • Renata Holanda Abril 27, 2011

    Eu acho que existe um estilo de preferência de cada leitor, e realmente é difícil agradar. Não conheço nenhuma outra obra desta mesma escritora, pois isso daria respaldo, como a Thais citou, acerca de uma expectativa de estilo de escrita.
    Bjs
    Renata
    http://www.tecergirassois.blogspot.com

  • Eliane Porto Abril 27, 2011

    Pois é, eu também não li nenhum dos livros. 🙂

    Por isso eu teria feito a mesma coisa que a Thais: comparado com algum outro livro da autora. E como ela gostou do primeiro, era perfeitamente natural que esperasse que o segundo fosse tão bom quanto, né! 🙂

  • Naniedias Abril 27, 2011

    Nossa… vou confessar que fiquei até decepcionada agora… Eu estou doida para ler esse livro, principalmente por ser da Audrey…
    Mas ainda vou ler e tirar minhas próprias conclusões ^^

  • Sthaelle Abril 27, 2011

    Oi Thais!
    É uma pena que não tenha gostado do livro. Mas é como você disse, cada um tem a sua opinião e é livre para expor isso. Cabe a cada um ler o livro e tirar sua conclusão.
    Parabéns por ser sincera,

    Beijos!

  • Adriana Abril 27, 2011

    Nossa Thais, obrigada pela sua sinceridade, eu li outras resenhas e não me lembro se teve alguem com a mesma impressão que você, mas pelo sim, pelo não vou ler, afinal esse é um livro super aguardado por mim, se eu não gostar( agora fiquei com medo), fazer o que né…bjinhos!

  • Mari Sampaio Abril 27, 2011

    O engraçado é que quando leio uma resenha negativa sobre um livro fico ainda mais curiosa a respeito dele! rsrs
    Muito legal quando encontramos a opinião sincera das pessoas! Parabéns!
    Beijos!
    Mari.
    Tijolinhos de Papel

  • Lilian Britto Abril 27, 2011

    Hum, interessante sua opinião. Esse é um livro que eu quero muito ler pra pdoer dar minha opinião sincera sobre ele. às vezes o que acontece com a gente é q esperamos demais do livro por termos lido outras obras do mesmo autor antes, acho q foi o q aconteceu contigo né? Bom, mas gostei de sua resenha super sincera. Ainda quero ler o livro, rs.
    Beijos =*

    @morenalilica

  • G. Kastmaker Abril 27, 2011

    Ah, entendo mto bem o q vc quer dizer, é terrível a gnt criar uma expectativa em torno de algo e sentir que fomos desapontados. Mas é verdade q cada um tem um gosto,então foi legal vc não generalizar.Não sei se é o tipo da história, mas não me senti mto atraída, de qq forma sempre gosto de ler e tirar minhas próprias conclusões!!

    bjoos

    kastmaker.blogspot.com

  • Kate Abril 27, 2011

    Gostei da resenha mas naum sei se quero ler…

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

  • Mariska Abril 27, 2011

    Oi Thais, uma amiga me emprestou o livro para que eu pudesse dar uma opinião pra ela, porque ela disse que não havia entendido direito a história. Depois que li percebi do que ela estava falando… Ela entendeu a história, só que assim como você ela não achou concebível. Eu estou mais acostumada com essas histórias fantásticas, mas a acho que a autora entrou por um caminho e depois não sabia como continuar, então terminou o livro ali.
    Adorei a sinceridade da sua resenha. Li o livro e recomendo que as pessoas leiam. Não é um livro ruim, só não me empolgou.
    Bj
    @Mariskal

  • ♣Guilherme Franco♣ Abril 27, 2011

    Já ouvi falar um pouco desse livro, gostei da capa, mas o q me irrita profundamente é a perna trta da personagem da esquerda!

    http://www.osimbolista.blogspot.com

  • Mirelli Lima Abril 27, 2011

    Adorei a resenha!
    Tem que ser assim mesmo, sincera, ainda mais que muita gente se baseia nas resenhas para comprar os livros.
    Eu ainda quero ler, como vc mesma disse, cada um acha uma coisa.

    Beijooos

  • Amanda Abril 27, 2011

    Puxa, eu quero tanto ler esse livro, mas a cada dia desanimo mais depois de ler algumas resenhas 🙁

    bjs
    Amanda
    Vício em livros

  • Raquel Machado Abril 27, 2011

    Oi,
    Hum esse livro me chama a atenção sabe pelo seu contexto todo e por talvez eu não esperar tanto dele acabe gostando ne…bom vai se saber acho que vou acabar lendo sim e vendo o que acho…
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

  • MoniqueMar Abril 27, 2011

    Desde que vi a capa fiquei com vontade de TER o livro. Mas não tenho muita vontade de LER o livro pelo tema. Não parece o tipo de história que me agrada.
    Ainda não sei se vou comprar…
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

  • Nattacha Abril 28, 2011

    Putz pior que já vi outras resenhas falando do final meio sei lá…. e eu tão impolgada para ler o livro. PAra saber se a autora não viajou demais com essa história de gemeos, porque só quem é gemeo sabe cada coisa que se ouve por ai!
    Bem mesmo assim vou ler o livro e tirar minhas proprias conclusões. Mais parabéns pela resenha, e por ser super sincera com os leitores, porque só assim descobriremos o que os livros realmente são.Beijos!

  • KaahCullen_ Abril 28, 2011

    adorei a resenha flor
    achei suuuuuuuuper interessante
    concerteza vouu lerr

  • Taty Books Abril 28, 2011

    Adorei a resenha, mas por algum motivo não sinto tanta vontade de ler esse livro…

  • Myl@ Abril 28, 2011

    Gostei muito da resenha, confeso que não li nada da autora, mas sou louca para fazê-lo.

  • Ralf Abril 30, 2011

    Me interessei muito por esse livro. Mas a história não parece boa.
    Mas cabe a mim dar isso.
    Gostei da resenha Thais.

    Ralf
    meus-erros.blogspot.com