15Março2011

Evento “Novas Letras” no Rio de Janeiro – 11/03/11

Já imaginou viajar quase onze horas para uma cidade desconhecida apenas para poder ir a um evento literário?
Isso é papo de doido. – alguns diriam.
Mas falando a verdade, isso é atitude de quem ama a literatura e tem a infelicidade (nem tão infeliz assim) de morar em uma cidade de interior que mal tem livraria, quem dirá então eventos literários com a presença de escritores nacionais super talentosos.
Estranho! – alguns diriam.
Coisa de doido! – diria minha mãe.
Mas o fato é que viajei quase onze horas pra poder estar no Rio de Janeiro na semana passada, pois na sexta-feira, dia 11, houve evento literário na Fnac. Loucura? Pode até ser loucura, mas apenas um amante de literatura vai entender o que vou dizer agora: isso é sensacional!

E é claro que para os viajantes aqui do blog apaixonados pela literatura eu não poderia deixar de dividir esse momento tão especial com vocês.
Vamos deixar de lado o fato de que a cidade do Rio de Janeiro é maravilhosa, pois isso todo mundo já sabe e vou mostrar pra vocês uma das livrarias linda que eu estive por lá.
É… eu estive em uma livraria!
Livraria! Tá aí uma coisa que não costumo comentar, afinal são raras as oportunidades que tenho de ir a uma. Enfim, confiram as fotos da livraria da Travessa. Apenas uma palavra resume esse lugar: Incrível!
  
Na sexta-feira fui conferir o evento do grupo Novas Letras, que foi muitooooo bacana.
Diferentemente dos outros eventos, desta vez o evento contou com uma participação super especial, a escritora Babi Dewet, que mediou todo o evento.
Os escritores Enderson Rafael, Tammy Luciano, Leila Rego, Fernanda França e Patricipa Barboza falaram um pouco sobre seus livros e assuntos relacionados a literatura, tais como: a importância da revisão do livro, a procura por uma editora, os famosos “e-books” e a suposta ameaça a existência dos livros, entre outras coisas.

Um dos diferenciais desse evento foi uma brincadeira envolvendo os leitores, que em um clima descontraído interpretaram trechos dos livros dos autores do grupo. (vocês podem conferir isso no vídeo). E é claro que como todo evento Novas Letras, ao final houve o sorteio de brindes…
  
E pra encerrar os autores conversaram, tiraram fotos e autografaram para os leitores, os quais se mostraram incrivelmente animados durante todo o evento.

    
 
  
O evento foi sem dúvida muito divertido e bastante instrutivo, é uma pena que esses eventos aconteçam apenas em cidades grandes e que muitas pessoas não tenham a oportunidade de participar, pois a cada evento é uma oportunidade única e indescritível para os apaixonados por livros.
Minha Passagem pelo Rio de Janeiro, uma importante lição!
Quem me acompanha me viu comentando na casa de quem fiquei hospedada: ninguém mais ninguém menos que a talentosa escritora Tammy Luciano (que por sinal me recebeu super bem). Nesses dias em que estive no Rio tive o privilégio de conhecer um pouquinho de como é a vida de um escritor e pra dizer bem a verdade, essa é uma das grandes lições que trouxe do Rio de Janeiro.
É impressionante como os escritores nacionais “ralam” pra conseguir divulgar seu trabalho. Pra quem acha que vida de escritor são só flores, está muito enganado. Esses novos talentos da literatura nacional têm batalhado muito pra colocar um livro de qualidade no mercado. A profissão de escritor no Brasil é uma das mais difíceis profissões que encontramos, falta apoio a esse jovens talentos que só querem mostrar seu trabalho e acima de tudo, levar a magia de suas histórias até os leitores.
 Seria tão mais fácil se eles tivessem um pouquinho mais de divulgação! Mas o importante é que essa galera nova tá batalhando e tem trazido coisas bacanas para nós, leitores, que estamos sempre dispostos a ler bons livros e dar uma oportunidade aos talentos que estão nascendo por aí. Os escritores Novas Letras inovaram ao criar esse grupo, inovam a cada evento sempre pensando em uma única pessoa: o leitor.
Então, Muito Sucesso pra esse pessoal, pois eles merecem e vamos torcer para que as editoras comecem a valorizar um pouco mais os talentos nacionais que temos na literatura.
Para encerrar…
Pra quem ainda está curioso pra saber um pouquinho mais do evento vocês podem conferir mais fotos no meu facebook e ainda assistir a dois vídeos com trechos do evento.

O EVENTO
BASTIDORES
AGRADECIMENTO: Fica aqui o meu agradecimento  a  escritora Tammy Luciano por ter me recebido em sua casa e ter proporcionado esta minha estada no evento. OBRIGADA!
E pra quem está a fim de sorteio, que tal sortearmos o marcador do livro “Todas as Estrelas do céu” autografado pelo autor Enderson Rafael?
Deixem um recado neste post e twittem a frase a seguir quantas vezes quiserem: (serão dois ganhadores):

No @viajenaleitura: cobertura do evento @novasletras e ainda sorteio do marcador autografado por @endersonrafael http://migre.me/42Xhu

Categorias:Outros
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Evellyn Março 15, 2011

    Pri!!
    o evento foi demais mesmo!!
    Que bom que vc gostou do Rio! Volte mais vezes 😉
    Eu achei o evento um sucesso… Os escritores nacionais só tem a crescer!
    bjss
    @cdevellyn

    Hey Evellyn!

  • Priscila Março 15, 2011

    Pessoas muito amadas <3 Saudades de todos eles…
    Beijo Pri! =*

  • pocketlibro Março 15, 2011

    Ai, que legal
    morri de inveja aqui *-*
    e não é loucura, só a gnt q entende
    Beijos

  • Caio Rodrigues Março 15, 2011

    Adorei o Evento, mesmo eu não indo eu adorei. Na verdade Novas Letras arrebenta não é? Quero muito Todas as Estrelas do céu. Quem sabe…

  • Tammy Março 15, 2011

    Pri, foi uma alegria ter vc na minha casa. Obrigada para todo o apoio com o Novas Letras. É realmente muito emocionante estar perto de leitores e encontrar vocês nos eventos! Eu também adoreiiiiiiii!!!
    Bjinhos. Tammy
    @tammyluciano

  • Naniedias Março 15, 2011

    Deve ter sido maravilhoso mesmo poder estar em um evento desses ^^

  • Chaiana Março 15, 2011

    Bom dia 😀

    O ruim de morar no interior do Estado, é que esse tipo de evento nunca acontece ;/
    Espero que tenham se divertido ooo

    Beijos

    @chaiaana

  • MoniqueMar Março 15, 2011

    Que coragem Pri!
    Encarar um jornada dessa para ver um evento… mas garanto que valeu muito a pena.
    Pena que para mim é muuuiito mais longe, entao sem chance por enquanto.
    Adorei as fotos, ficaram lindas.
    Bjs!
    Monique

  • Camila Candomil Março 15, 2011

    aaaai deve ter sido demais mesmo!
    e como você sabe, quero muito um desses marcadores, então vou ter que participar hehe

    Beijinhos
    @CamilaCandomil

  • olhosderessaca Março 15, 2011

    Ai eu acompanho os eventos dos novas letras que ocorrem em São Paulo e é muito legal essa divulgação da literatura nacional, parabéns pela cobertura do evento. Bjsss

  • Adriana Março 15, 2011

    Que delicia de evento Pri! Eu também moro no interioooooor e sei exatamente o que vc passa! Que bom que voce conseguiu passar pra nós toda emoção desse encontro de escritores! Adorei! Bjo!

  • Mariska Março 16, 2011

    Há, e eu reclamando da uma hora e meia de casa até Porto Alegre…Isso que é vontade. Parabéns Pri.
    Bj

  • Ellen Cristina Março 18, 2011

    Ai eventos são sempre maravilhosos!!!
    Eu adoro e sempre estou em um o/
    Queria ter ido no do Rio, né, mas moro em SP ai fica difícil
    Beijos
    CKS Books

  • Tyele Março 18, 2011

    Ahh que demais!!
    Adorei todas as fotos, os textos os videos..enfim o post inteiro!! Super legal vc ter ido tão longe para prestigiar esse evento!! ^^ o/
    beijos
    Ahh eu quero ganhar o marcador!! ^^

  • Preta - Março 19, 2011

    Meu sonho é ir a um evento assim…

    Moro na Lapa…

    … PARANÁ! [haá, peguei vocês!]

    E é muito complicado livros aqui, eu amo livros de 'verdade'… Os de papel, pq posso sublinhar, comentar e tudo o mais nele e depois ficar relendo os trechos, vendo meus comentários.. amo isso!

    Que tudo ir num evento desses! 😀

    E pra quem ta (ainda) se perguntando 'onde, RAIOS, fica essa cidade?!'… Tio Google responde… kkk

    Bjão e parabens por ter encarado e 'se sumido' pra Rio de Janeiro! 🙂

  • KaahCullen_ Março 19, 2011

    aa deve ter sido deeeeeeeeeeeeeeemais *-*
    adorei o post

  • Books in my life. Março 19, 2011

    Eu queria muito ter ido no evento, mas meu pai não pode me levar. 🙁
    A Livraria Travessa não é perfeita? Eu fui no evento de Cidade dos Ossos lá e faltou luz no dia HUAHUA. Ainda bem que voltou antes de começar o evento. Eu queria tanto ter te conhecido, ter conehcido a Tammy e a Leila.
    Adorei saber a cobertura do evento, pois pelo que eu vi nenhum outro blog o fez.
    Que bom que você gostou do Rio de Janeiro. Você é smepre bem-vinda aqui. 🙂
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://booksinmy-life.blogspot.com

  • Enderson Rafael Março 20, 2011

    Pri querida! Poços de Calda é pertinho daí, né?! Beijo e obrigado pelo carinho com Novas Letras!