12fevereiro2011

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa – Margot Berwin

Livro: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa
Autor: Margot Berwin
Editora: Intrínseca
Categoria:  Literatura Internacional / Romance
ISBN: 9788580570007
Páginas:  248
Lançado: 2010

“Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa” não é só um romance, é um livro especial à sua maneira, sou apaixonada por plantas de todas as espécies, mas prefiro as orquídeas e os lírios-do-vale, que não só embelezam o ambiente, mas nos proporcionam a visão de que a beleza é uma das várias essências que compõe toda a natureza. Vou falar um pouco da história principal do livro:

Lila Grace Nova, ou apenas Lila; tem 32 anos, é divorciada e trabalha no ramo da publicidade. A vida já lhe trouxe muitos problemas, desde que seu marido a deixou ela tenta seguir a vida tendo como foco apenas sua carreira.
Não precisa de plantas, mas David Exley o vendedor da feirinha, foi muito persuasivo e disse que o que ela precisava para sua casa era essa planta que ele a oferecia. Mesmo sabendo que provavelmente a planta morreria, ela cede aos encantos do vendedor que é muito bonito.
E como a fascinação pelas plantas entra em sua vida, o próprio fascínio de uma outra planta em uma lavanderia a chama a atenção, e assim ela conhece Armand que a partir de agora terá papel fundamental em suas escolhas futuras, e através dele, ela também descobrirá que existem nove plantas poderosíssimas, e que aquele que possuir todas as nove terá tudo, tudo o que mais desejar. Poderá ela viajar com Armand para procurar as plantas? E o que precisa Sonali, a esposa de Armand para ser completamente feliz em volta de suas orquídeas?

“Sei que quem achar as nove e reunir todas elas na mesma sala terá tudo o que deseja.”  ( trecho da página 131 )

As nove plantas do desejo são: Gloxínia, Zâmia, Cacau, Boa-Noite, cannabis sativa na forma de simsemilla, Lírio-do-vale, Mandrágora, Chicória e Datura.

Cada capítulo do livro, descreve uma das nove plantas e assim conforme a leitura avança vamos descobrindo e conhecendo um pouco do que é, e o que representa cada planta ou as nove formas da fortuna: liberdade, sexualidade, sorte, poder, magia, amor, imortalidade, aventura e conhecimento.

       A protagonista viverá uma grande aventura pelas selvas do México, conhecerá Diego um moreno sedutor, descobrirá como é viver naturalmente em meio à natureza, animais de todas as espécies, escorpiões, e uma estranha pantera negra e só no final do livro descobriremos a real intenção de Armand para com Lila e a existência de uma décima planta.
      O livro tem uma leitura muito agradável, a protagonista passa por cenas hilárias que nos fazem rir, mas creio eu, a meu ver, que ela poderia ser mais especial, no livro inteiro eu esperava que ela mudasse, evoluísse em todos os quesitos, principalmente como protagonista faltou-me descobrir, porque ela era especial, pois pra mim ela parecia comum, comum até demais. O livro seria perfeito para mim, se não houvesse tanta expressão chula de sentimentos, de sexo e de uso de narcóticos. Mas, como um bom livro, ele é desejável e vale a pena ser lido!

Enfim, um livro que quando terminamos a leitura, ansiamos por mais, mais sabedoria acerca da vastidão de plantas que nos cerca, mais ação em nossa vida, para viver uma grande aventura, seja ela qual for que venha a surgir em nosso caminho. Recomendo!!!

Categorias:Outros, Resenhas
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Edilza Pinheiro fevereiro 12, 2011

    Oi Thais!!!
    Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa? Não conhecia, é diferente pelo visto.
    Se passa na selva do México? Legal.Diferente mesmo.

    Beijossssssss

  • Carla Fernanda fevereiro 12, 2011

    Oi, Thaís.

    Eu adorei esse livro.

    E também tive uma boa dose de pesadelos!!! Acho que não serviria para viver em uma selva! (risos).

    Também não gostei das coisas que você citou, mas nem por isso a história deixa de ser divertida.

    Achei muito interessante a ideia de comparar as plantas com seres humanos.

    Beijos.

  • Angela Graziela fevereiro 12, 2011

    Nossa, quando eu vi esse livro não gostei muito da capa…
    Mas gostei da resenha que contou!
    Ate me animei a ler =D
    Beijos e passa lá 😉

  • Karina Cristina fevereiro 12, 2011

    Não gostei das mesmas coisas, mas apesar de tudo, como vc, também adorei o livro e recomendo.

  • thaorteg fevereiro 12, 2011

    Estou muito ansiosa pelo livro, é diferente de tudo que já li. Gostei muito da capa tbm e vamos combinar que o precinho tá bacana, né?! rs

    @thaorteg

  • Ralf fevereiro 13, 2011

    Este livro está na minha Wishlist, e mal espero para comprar. É um romance, meio auto-ajuda, e me interessei. E pelo modo que ela se apega as plantas deve ser surpreendente.

  • Naniedias fevereiro 13, 2011

    Thaís, eu quero muito esse livro!
    Mas admito que sempre que leio que ele fala de uma maneira ruim sobre drogas, eu fico decepcionada…

  • Lice fevereiro 13, 2011

    Oi! Eu indiquei seu blog Para um Meme lá no meu blog! http://smile-make-me.blogspot.com/2011/02/meme-literario-vale-pena-ler-de-novo.html, se quiser participar…

    bjs!

  • Adriana fevereiro 13, 2011

    Thais, fiquei com agua na boca por causa dessa resenha, quero muito descobrir as aventuras de Lila no México, mais um livro que vai pra listinha! Bjinhos!

  • Nade fevereiro 13, 2011

    Parece ser muito bom!
    Obrigada pela dica!
    Estou voltando, depois de uma boa temporada fora da blogosfera. Estava com saudade de tudo aqui!
    Um excelente domingo pra você, viu!
    Bjs

    Nade
    (Conheça meu novo blog, o Diário de Bordo)

  • KaahCullen_ fevereiro 13, 2011

    ja ouvi falar
    parece ser bom =D
    adorei a resenha
    bjooo