31agosto2010

A Prova é a Testemunha – Ilana Casoy

Livro: A Prova é a Testemunha
Autor: Ilana Casoy
Editora: Larousse
Categoria: Ciências Sociais
ISBN: 9788576357674
Páginas: 240
Lançado: 2010

Hoje trago a vocês um livro diferente dos que tenho resenhado ultimamente, este é o livro de uma história real, uma triste história, porém é o bastidor de uma história infelizmente verídica.
Esse é mais novo livro da autora Ilana Casoy: “A Prova é a Testemunha”.
Ao nos depararmos com a capa do livro, que por sinal é muito bem feita, ao mesmo tempo em que passa uma posição meio que sombria, acho difícil alguém não reconhecer sobre qual caso o livro vai tratar, o tão famoso caso “Isabela Nardoni”.
O Livro é super interessante, confesso que ele é um dos melhores que li ultimamente.
Quem abre o livro é o Promotor de Justiça Francisco J. Taddei Cembranelli contando como foi à recepção da tão bombástica noticia.

“Era final de março de 2008, início de nova estação, (…) . A vida seguindo a ordem regular das coisas e, subtamente, fomos todos sacudidos por um tsunami de notícias sobre um crime chocante. A morte de uma criança de quase seis anos de idade, atirada pela janela do 6° andar do prédio, figurando como suspeito seu próprio pai e a madrasta.” (p.10)
Lembro-me que na época em que isso ocorreu, eu como professora fiquei indignada. Dois anos depois o caso foi a julgamento popular e eu sempre tive a curiosidade de saber o que se passou dentro do tribunal, queria tentar entender o como uma tragédia como essa ocorreu. E é isso que Ilana Casoy vem nos mostrar em seu novo livro. Com um olhar totalmente imparcial ela nos conta como foi os cinco dias de julgamento de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá.
Como era de se esperar esse livro não é divido em capítulos e sim em partes, cinco partes correspondentes aos cinco dias do julgamento.
Logo nas primeiras páginas nos é apresentado a acusação de Cembranelli ao Ministério Público descrevendo como se deu a morte de Isabela.
Dá-se início aos dias do julgamento. No primeiro dia nos é narrado a entrada das testemunhas e, entre outras coisas, o depoimento dramático da mãe Ana Carolina Oliveira, onde defesa e acusação abordam temas como o triângulo amoroso entre Ana Jatobá, Nardoni e Ana Oliveira, chegando a dizer inclusive que a pequena Isabela assistia a todos os problemas desse triângulo.
Ilana Casoy consegue transmitir ao leitor a emoção que ela própria sentiu diante da emoção de Ana Carolina Oliveira ao se lembrar dos momentos que passava com a filha.
No segundo e terceiro dia do julgamento temos o depoimento da delegada contando quem foram as pessoas apuradas e como foi dado seguimento a investigação desde o momento em que o caso era encarado como latrocínio até o momento em que se começou a falar em homicídio.
Temos vários depoimentos entre eles o do médico ligista, do perito em manchas de sangue, do pessoal que fez a pericia. Nesses dois dias a autora nos mostra o confrontamento entre acusação e defesa, a primeira argumentando os fatos que incriminam o casal Nardoni e a segunda tentando levantar dúvidas sobre as provas apresentadas.
No quarto dia é feito a acareação dos réus, o que é muito legal, porque a gente consegue ver o que segundo eles aconteceu e a acusação questionando. É um diálogo ríspido e empolgante. Pra deixar vocês com gostinho de “quero mais” vou mostrar dois trechos:

“A Pergunta seguinte é disparada antes de qualquer interrupção: “Ninguém falou com Ana Carolina de Oliveira? Ela entregou a filha viva e a recebeu morta e o senhor nunca falou com ela o Porquê?” (p.127)
“O promotor, muito bravo e contundente, pergunta bem alto: “POR QUE NÃO A SOCORREU?” A resposta: “Porque eu estava olhando para ela, para ver se ela estava viva”. Cembranelli, olhando firme para o réu, afirma em alto e bom som: “ELA ESTAVA VIVA!” Responde o réu: “Eu estava em choque!” O promotor não perdoa. “Pergunto: POR QUE O SENHOR NÃO A SOCORREU? Pergunta objetiva…” (p.132)
O Quinto dia é o confronto final, é o embate entre acusação e defesa, e no meu ponto de vista, é a melhor parte do livro. O clima é tão tenso que cheguei a perder a noção do tempo quando estava lendo. É realmente maravilhoso, apesar de ser o desfecho de uma história trágica.
É um livro que envolve emoção, ação, dúvidas e verdades se contrapondo colocando o leitor dentro do fórum no dia da audiência. Não é uma leitura exclusiva para profissionais de direito, é uma leitura para todos os amantes da literatura, em especial para aqueles que ficaram chocados com a morte de uma garotinha de cinco anos e que queiram entender o desfecho dessa história.

Livro super recomendado!

NOVIDADE: Este livro me foi cedido pela Fernanda da editora Larousse, como achei esse livro brilhante cheguei a conclusão de que nossos seguidores merecem um sorteio desse livro, que é tão bom. Quem quer sorteio?

Pois bem, vou combinar o seguinte: quando este post atingir 20 comentários eu solto o sorteio, ok? Então comentem e ajudem a divulgar.

Estou ansiosa para lançar essa promoção!


Até mais !

Categorias:Outros, Resenhas
Thaís Turesso

veja também os relacionados:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • bárbara grace agosto 31, 2010

    realmente é uma historia muito
    triste ,mas eh bom ter um livro para que a gente lembre infelizmente o ser humano as vezes age com tamanha brutalidade !!!

  • Kézia Lôbo agosto 31, 2010

    QUe trágico!!!
    As vezes é muito sinistro acreditar que
    o ser humano pode ser tão ruim, mesmo com tantas provas pra contar…
    Muitooo interessante a resenha!!!

  • Naniedias agosto 31, 2010

    Nossa… realmente parece um livro interessante. Principalmente por envolver um caso que ficou na mídia durante tanto tempo. E cuja conclusão não podemos ver com detalhes.
    Parece uma ótima história.

  • Jaci Macedo agosto 31, 2010

    Uow, bem dramático o livro. Deve ser legal ver a história de um ponto de vista diferente. Quando o caso saiu na tv, eu acompanhei ele praticamente o tempo todo. Foi um dos casos mais marcantes do Brasil da última década. Deve ser muito bom o livro.

  • Jessica Asato agosto 31, 2010

    Nossa, que chocante!!!
    Eu fico um pouco incomodada e indignada lendo livros assim.
    Ilana Casoy é ótima né??
    Tenho um livro dela pra ler….
    Mas enfim, você já leu "Sorte" de Alice Sebold?Da Ediouro… Mulher, o livro é maravilhoso. Não que seja maravilhoso ser estuprada e ter que encarar o maledeto no tribunal, longe disso!
    Mas é que o livro faz a gente pensar, refletir, é triste, emocionante e eu super recomendo pra você!!
    (Só de falar já me arrepia…)

    Beijos!

  • Taty Books agosto 31, 2010

    Chocante!

    Mas adoro coisas chocantes.
    O caso da Isabella Nardoni foi terrivel.
    Tambem sou professora e sou mãe, fico imaginando e me imaginando no lugar da mãe dela.

    Deus me livre!

    Mas, adorei sua resenha, e o livro me chamou atenção, é bom memorizarmos essas coisas. Bom para fugir do mundo "fantasia" e percebermos que estamos no planeta Terra e a vida ás vezes é injusta.

    ///escrevi um livro aqui né?/// hahaha

  • MÔNICA agosto 31, 2010

    Gostei da resenha nunca li nenhum livro que eu me lembre assim,com esse tema 😀

  • Lice agosto 31, 2010

    Feliz dia do Bolg!
    Eu indiquei o Seu lá no meu!
    Da uma olhada!

  • KaahCullen_ agosto 31, 2010

    AA deve ser boom
    nunca li um livro q falasse sobre esses assuntooos
    bjo

  • delly agosto 31, 2010

    Concordo. Esse é um dos melhores livros que eu já li!

    =D

  • testinglayouts agosto 31, 2010

    SORTEIA, SORTEIA, SORTEIAA!
    rsrsrs

    Nayá c=D

  • Sérgio agosto 31, 2010

    Passei a admirar o promotor Cembranelli quando acompanhei quase que diariamente o caso em referência, que chocou o Brasil. Achei que a atuação dele foi brilhante, equilibrada e segura, o que levou a um desfecho satisfatório e não deixou dúvidas quanto ao resultado. Gostaria muito de ler este livro da Illana, principalmente pq acredito que contra fatos não há argumentos.

  • rayron_maia13 agosto 31, 2010

    Que História triste.. mas quero ler!

  • Carol Felipe setembro 1, 2010

    Uau…não sou mto fã de livros que não sejam sobre ficção, mas sua resenha me empolgou mto, principalmente pra ler as duas partes finais!!

    Quero sorteiooo!!

  • Lara setembro 1, 2010

    Essa história é tão triste que até hoje nos faz pensar como o próprio pai pode fazer isso com a filha. Quero muito ler o livro!

  • Camila setembro 1, 2010

    Nossa! Fiquei super entusiasmada! Vai pra minha wishlist COM CERTEZA!

  • Fernanda setembro 1, 2010

    Juro que não imaginava do que setratava o livro, mas agora que vc descreveu e resenhou, claro que vou comprar pra mim

    xoxo

  • Mônica de Oliveira setembro 1, 2010

    Não é o meu estilo literário preferido, mas confesso que é difícil não se interessar pelo tema deste livro, e sua resenha me deixou ainda mais instigada a lê-lo! Adorei os trechos destacados, me deixaram louca para saber mais!
    Infelizmente o fato é triste, mas deve ser muito interessante conhecer com mais detalhes este caso que chocou o Brasil!
    Beijos!!

  • matheus setembro 1, 2010

    Que História triste.. mas quero ler!²

  • nathaliatrabach setembro 1, 2010

    faz o sorteio preciso dele para fazer um trabalho de faculdade!

  • Nanda setembro 1, 2010

    Ei Pri,

    Nossa, este é de mexer com a cabeça e o coração, não sei se tenho coragem de ler, aquela história foi terrível mas por outro lado fiquei muito curiosa e a resenha está show 🙂

    beijo

  • bárbara grace setembro 1, 2010

    GOSTO MUITO DE LER
    E ACHEI INTERESSANTE A RESENHA DESTE LIVRO DE UMA TRISTE HISTORIA REAL
    BOM DIA

  • Juliana setembro 1, 2010

    Deve ser muito bom mesmo!! tipo de livro que prende a atenção..adorei!!

    Beiojcas
    Ju e Clara

  • Sérgio setembro 1, 2010

    E o sorteio? Já aconteceu?

  • Mari (ALeitora.com.br) setembro 2, 2010

    Quero muito ler os livros da Ilana, este é mais um que parece ótimo! 🙂
    Te linkei no A Leitora http://www.aleitora.com.br/blogosfera 🙂

  • Pri Beletato setembro 2, 2010

    Oi Galera!
    Realmente esse livro é ótimo, é um dos melhores que li ultimamente vale a pena ler.
    Obrigada pelos comentários mega fofos de vcs.

    Sérgio o sorteio tá rolando aqui http://t.co/fFPczkq

    Bjs…
    *Pri*

  • Liliana setembro 3, 2010

    Quero ler esse livro. Não sei se nesse momento, mais quero ler.

    Bjs meninas.

  • Karlinha setembro 3, 2010

    ai esse livro parece ser ótimo. Me deu uma vontade de lê-lo

  • larissa crislayne setembro 6, 2010

    O livro parece ser em emocionante.
    E deve ser uma boa pra quem é advogado.

    Resenha ótima.

    Bjos

  • Anônimo novembro 8, 2010

    É de arrepiar mesmo, sou apaixonada pelos livros de Ilana, ela consegue transmitir toda emoção em palavras. Já li todos os seus livros e esse acabei de comprar, vou começar logo. Somente uma dúvida, naõ foi falado em uso de drogas pelo pai e madrasta, será que foi feito algum exame para detectar isso na época? Não sei..mas fiquei na duvida sobre isso…um abraço a todos.

  • Anônimo outubro 24, 2011

    realmente esse crime foi de arrepiar, fiquei chocada, e au mesmo tempo com dúvida, mais esse livro vai tira as muitas dúvida que tinha

  • Victória L Coelho setembro 26, 2012

    Por favor moro em BH e não tenho noção de onde posso encontrar este livro já imaginei que o encontrasse nas livrarias LEITURA mas não certeza de que encontrarei se vocês souberem e se puderem me mandar uma resposta o quanto antes ficarei muito grata, Beijos!